Vulcão Cumbre Vieja aumenta atividade e ganha nova boca com duas línguas; entenda

O Vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Canárias, aumentou sua atividade e agora uma nova boca se formou com duas “línguas” separadas por 15 metros. A nova fenda foi aberta nessa sexta-feira (1º) e de acordo com o ministério do Interior espanhol, criou-se uma nova península que atinge 50 metros de altura e 320 metros de largura.

De acordo com o Instituto Geológico e Minerador da Espanha (IGME), estas duas línguas surgiram a 400 metros da cratera e são muito fluidas.

O rio de lava segue engolindo tudo à sua volta, porém não desencadeou explosões como se temia, inclusive gerou alerta no Brasil para a possibilidade de uma suposta tsunami. Mais de 700 casas foram destruídas e 6 mil pessoas obrigadas a abandonar as casas. As autoridades também monitoram a qualidade do ar pelo temor da liberação de gases tóxicos.

A orientação é de lockdown em Tazacorte, as autoridades pedem que as pessoas mantenham portas e janelas fechadas e evitem ao máximo sair à rua e, quando o fizerem, que tomem muito cuidado e usem máscaras PFF2.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *