Vale do Piancó pode registrar umidade relativa do ar igual ao de desertos

A região do Vale do Piancó, localizada no Sertão paraibano, recebeu um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (9) para perigo de baixa umidade do ar. O aviso foi dado às 9h com validade até as 18h de hoje.

Conforme o boletim, sinalizado pela cor laranja, o Inmet destaca que a umidade do ar deve variar entre 20% e 12%. O índice mínimo previsto é comparável ao registrado em desertos como o do Saara e do Atacama. Moradores de áreas onde a previsão se confirmar podem sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. No aviso de perigo potencial, indicado pela cor amarela, o Inmet aponta que a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20%. Os dois alertas indicam para a possibilidade de incêndios florestais.

O Insitituto orienta que moradores de cidades listadas nos dois alertas bebam bastante água, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitem atividades físicas. Para os municípios em alerta laranja, é recomendado, ainda, o uso de hidratante para a pele e umidificador de ambientes. Em caso de emergências, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

Confira as cidades alertadas na região:

  1. Aguiar;
  2. Boa Ventura
  3. Catingueira
  4. Conceição
  5. Coremas
  6. Curral Velho
  7. Diamante
  8. Ibiara
  9. Igaracy
  10. Itaporanga
  11. Nova Olinda
  12. Piancó
  13. Santa Inês
  14. Santana de Mangueira
  15. Santana dos Garrotes
  16. São José de Caiana
  17. Serra Grande

 

 

 

Diamante Online

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *