Piancoense e desportista Tião Barbosa completa 98 anos

Piancoense e desportista Tião Barbosa completa 98 anos

Vale
Joaquim
4 de março de 2023
26
Hoje estamos celebrando um dia especial, você completa 98 anos!
 Felicitações! Vamos festejar, pois não é todo mundo que completa este ciclo, você é forte e nos inspira, te desejamos muito carinho, ternura e ambição no coração pra sua paz interior”.


Seu Tião Babosa repousa na sua residência, lar que construiu com a força do seu trabalho, como funcionário público estadual e também como profissional da construção civil (trabalhou como pedreiro e pintor), na Rua Ernane Sátyro, na BR-361, no Bairro São Vicente (antiga Rua Nova).

Já sem poder caminhar, Barbosa recebe em sua casa a visita de alguns ex-atletas que dele tiveram o incentivo para ingressar na vida esportiva. Amigos e simpatizantes da figura deste homem que faz parte da história de Piancó, o visitam sempre, apesar de algumas restrições, pela sua idade.
Foi dono de time de futebol e, com seu filho Paulo, sempre esteve organizando e participando de pequenos campeonatos na cidade, zona rural em cidades circunvizinhas.
Neste dia 04 de março de 2023, Tião Barbosa completa 98 anos de vida.
Nascido em 1925, Sebastião Barbosa (Seu Tião) foi agricultor, pedreiro, pintor, padeiro e funcionário público estadual, onde exerceu suas funções no Hospital Regional Wenceslau Lopes, na cidade de Piancó.

Barbosa ficou conhecido por dedicar parte do seu tempo, ao esporte amador (futebol de campo). Foi jogador do São Vicente Esporte Clube, onde jogou seu futebol ao lado de figuras marcantes na história de Piancó, já de saudosas memórias, a exemplos de: Severino Leite, Fandinga Xavier e Severino Montenegro.

Sua dedicação ao Piancó Esporte Clube, ao lado de Mestre Eurides, Xixiu e Afonso Ventura, como treinador ou auxiliar técnico, o levou a amar ainda mais o esporte.
No ano de 2013, o então vereador Pádua Leite (PT), apresentou na Câmara Municipal de Piancó, Requerimento (nº 034/2013), onde requeria “A realização de SESSÃO EXTRAORDINÁRIA SOLENE para homenagear o cidadão piancoense SEBASTIÃO BARBOSA, pelos relevantes serviços prestados ao esporte amador do município de Piancó”. O requerimento foi aprovado a unanimidade.

Hoje o nome de Sebastião Barbosa encontra-se na galeria dos desportistas de Piancó, não só por praticar como jogador o malabarismo com a bola, mas por incentivar e está sempre presente nas realizações de campeonatos amadores, levando a juventude piancoense a desviar-se dos caminhos tortuosos do álcool e das drogas.

O Blog de Piancó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.