6 cidades que parecem ter saído de um livro de histórias

6 cidades que parecem ter saído de um livro de histórias

Mundo
Joaquim
19 de março de 2023
67

Independente da metrópole que você visitar, é bem provável que você encontrará alguns aspectos em comuns: prédios imensos, vida noturna agitada e uma multidão circulando pelas ruas. Até mesmo diversas cidades do interior parecem iguais ao pensarmos que cresceram baseadas em um mesmo estilo arquitetônico.

No entanto, nem todos os lugares do planeta tiveram um padrão para se desenvolver. Espalhadas por vários países, essas cidades encantadoras mantiveram um estilo pitoresco de casas e designs curiosos que entregam um charme a mais. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis municípios que parecem ter saído diretamente de um livro de fábulas:

1. Mittenwald, Alemanha

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Com fachadas das casas em cores ousadas e murais esplêndidos espalhados pela cidade, Mittenwald, na Alemanha, acabou ganhando o título de “cidade mais bonita dos Alpes da Baviera”. Inclusive, o lugar acabou sendo descrito como “um livro ilustrado que ganhou vida” pelo poeta alemão Johann Wolfgang.

A herança da região foi preservada pelos moradores de Mittenwald, mantendo todas as estradas principais fora dessa área. Além disso, o riacho nas redondezas foi completamente restaurado, o que concede ao município uma beleza indescritível.

2. Gruyéres, Suíça

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A Suíça, por si só, já é um país maravilho. No entanto, a cidade de Gruyéres possui um charme completamente fora do normal. Essa vila amante do queijo construída no sopé dos Alpes Suíços remonta à Idade Média, tendo as magníficas montanhas como pano de fundo.

As ruas de paralelepípedos e uma coleção de edifícios antigos também fazem da região um local totalmente agradável para seus habitantes — reunindo beleza natural e humana. Os turistas também encontrarão ali um castelo, que agora é lar para um museu contando mais sobre a história daquele lugar.

3. Essaouira, Marrocos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Construída como cidade portuária no século XVIII, a cidade de Essaouira, no Marrocos, tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua peculiaridade se dá pelas icônicas paredes vermelhas fortificadas, becos estreitos e portas pintadas em tons de azul vibrante — algo muito tradicional na região.

Uma curiosidade sobre Essaouira é que ela se transformou na belíssima Astapor, a Cidade Vermelha, na série Game of Thrones. Foi lá onde Daenerys Targaryen libertou os guerreiros Imaculados da escravidão.

4. Shirakawa-go, Japão

 

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Outro lugar considerado Patrimônio Mundial da UNESCO é a aldeia japonesa de Shirakawa-go, principalmente por conta de sua coleção de 114 casas de fazenda gassho-zukuri, distinguíveis pela arquitetura que se assemelha a “palmas colocadas juntas e dedos apontando para cima em oração”.

Todas as residências possuem telhados de palha, cruciais para evitar as fortes nevascas que atingem a região. Embora nenhum prego ou metal tenha sido usado nas construções, o artesanato exemplar da cidade garantiu que algumas das estruturas tenham sobrevivido mais de 250 anos — mostrando uma verdadeira herança do Japão.

5. Potes, Espanha

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Desenvolvida ao longo dos rios Quiviesa e Deva, a cidade de Potes, na Espanha, realmente parece o cenário perfeito para uma fábula. As muralhas e pontes que definiram a estrutura e os pontos turísticos da cidade só existem por ser uma questão de necessidade, visto que o local está situado na junção de quatro vales em meio a uma área montanhosa e raiada por rios.

Suas origens remetem ao século VIII, embora a maior parte da arquitetura da região surgiu mesmo entre os séculos XIII e XVIII.

6. Göreme, Turquia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A cidade turca de Göreme remonta ao século IV, devido ao seu visual surreal e característico às formas naturais da região da Capadócia. Originalmente, a terra era cravejada deformações rochosas, que acabaram se projetando em torres toscas. Eventualmente, os fundadores da cidade esculpiram essas estruturas em casas e igrejas.

Por conta dessa arquitetura completamente única, essa é outra cidade que aparece como Patrimônio Mundial da UNESCO. Por fim, Göreme foi apelidada de “um dos maiores e mais impressionantes complexos de cavernas do mundo”, que atraem turistas há séculos.

 

MSN

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.