Pular para o conteúdo
Governo Trump revoga vistos de servidores brasileiros ligados ao programa Mais Médicos

Governo Trump revoga vistos de servidores brasileiros ligados ao programa Mais Médicos

governo dos Estados Unidos, por meio do secretário de Estado Marco Rubio, anunciou a revogação de vistos de servidores brasileiros que atuaram no programa Mais Médicos. A medida ocorre após acusações de que o programa teria sido um “golpe diplomático” e utilizado trabalho forçado de médicos cubanos.

Críticas ao programa Mais Médicos

Rubio declarou em publicação no X (antigo Twitter) que o Mais Médicos representou um golpe diplomático inconcebível, envolvendo missões médicas estrangeiras. Segundo ele, o programa teria violado requisitos constitucionais brasileiros e usado a OPAS como intermediária com o regime cubano, driblando sanções dos EUA.

O secretário destacou que os servidores brasileiros participaram do esquema de exportação de trabalho forçado, enriquecendo o regime cubano e prejudicando o povo local. Ele afirmou que dezenas de médicos cubanos relataram exploração durante o programa.

Servidores com vistos revogados

O governo americano confirmou a revogação dos vistos de Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, ambos ligados ao Ministério da Saúde na época do Mais Médicos. A decisão visa promover responsabilização de funcionários que viabilizaram o programa.

“Nossa ação envia uma mensagem inequívoca de que os Estados Unidos responsabilizam quem coopera com esquemas de trabalho forçado do regime cubano”, afirmou Rubio.

Histórico do Mais Médicos

O programa foi criado em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, para suprir a carência de médicos em cidades do interior e periferias do Brasil. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro lançou o programa Médicos pelo Brasil, substituindo o Mais Médicos.

Medidas semelhantes

Em julho, Marco Rubio também revogou vistos do ministro do STF Alexandre de Moraes e de aliados do tribunal, incluindo familiares próximos, em medidas que reforçam a postura americana sobre responsabilidade de servidores estrangeiros.

Resumo da notícia

  • EUA revogam vistos de servidores brasileiros ligados ao Mais Médicos.
  • Secretário Marco Rubio classifica o programa como golpe diplomático.
  • Vistos de Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman foram cancelados.
  • Programa teria explorado médicos cubanos com trabalho forçado.
  • Mais Médicos criado em 2013, substituído em 2019 por Médicos pelo Brasil.
  • Medida faz parte de ações americanas de responsabilização de servidores estrangeiros.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.