Pular para o conteúdo
CPMI do INSS será instalada na próxima semana, confirma Davi Alcolumbre

CPMI do INSS será instalada na próxima semana, confirma Davi Alcolumbre

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará desvios no INSS será instalada na próxima semana, confirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta quarta-feira (13), durante sessão do Plenário. Ele explicou que a última pendência — a indicação dos deputados que integrarão o colegiado — foi resolvida nesta quarta. No entanto, a data e os horários exatos da instalação ainda serão definidos.

Estrutura e liderança da CPMI

senador Omar Aziz (PSD-AM) assumirá a presidência da comissão, enquanto a relatoria ficará sob responsabilidade de um deputado. A CPMI contará com 15 deputados e 15 senadores titularesalém de igual número de suplentes. Dessa forma, os parlamentares terão 180 dias para concluir os trabalhos, e o orçamento estimado é de R$ 200 mil.

O pedido de instalação foi apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT)Além disso, o requerimento recebeu apoio de 223 deputados e 36 senadores, superando o mínimo exigido: 171 deputados e 27 senadores.

Motivo da investigação

Segundo o requerimento, investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, divulgadas em abril, revelaram um esquema de cobrança irregular de mensalidades. Os valores eram descontados de aposentados e pensionistas do INSS sem autorizaçãoPortanto, a criação da CPMI se tornou necessária.

“É o meu desejo, acordado com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que façamos a instalação na próxima semana. Hoje, os líderes da Câmara completaram as indicações. Assim, na semana que vem faremos a instalação da comissão mista”, afirmou o presidente do Senado.

Resumo da Notícia

  • CPMI do INSS será instalada na próxima semana, confirma Davi Alcolumbre.
  • Omar Aziz presidirá a comissão; relatoria ficará com deputado.
  • A comissão terá 15 deputados e 15 senadores titulares, com igual número de suplentes.
  • Prazo de atuação: 180 dias; orçamento previsto: R$ 200 mil.
  • Investigação foca em cobranças irregulares de aposentados e pensionistas do INSS.
  • Pedido de criação recebeu apoio de 223 deputados e 36 senadores.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.