Anunciado como representante do Brasil na disputa por uma vaga no Oscar, “O Agente Secreto” deve estrear por aqui apenas em novembro. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para ir atrás de uma indicação a Melhor Filme Internacional.
O filme, segundo a Vitrine Filmes, distribuidora do longa no Brasil, deve chegar aos cinemas em 6 de novembro de 2025. Por enquanto, ele está sendo apresentado em festivais internacionais desde o Festival de Cinema de Cannes. No Brasil, o longa também tem sessões antecipadas antes da estreia, que ocorrem entre setembro e outubro.
Como ‘O Agente Secreto’ foi escolhido?
“O Agente Secreto” disputou com outras 15 produções, inscritas e habilitadas para concorrer à vaga. No segundo turno, o longa estrelado por Wagner Moura superou, na escolha do júri da Academia Brasileira de Cinema, os títulos “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Sobre o que é ‘O Agente Secreto’?
O filme, ambientado no Brasil de 1977, traz a história de Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta para Recife, em Pernambuco, em busca de paz. Lá, ele descobre que a capital está longe de ser um refúgio.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.
Filme já rendeu prêmios em Cannes
“O Agente Secreto” venceu dois prêmios no Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema. Wagner Moura, estrela do filme e Kleber Mendonça Filho, diretor do longa, venceram os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção, respectivamente.
O longa também está os filmes que disputaram a principal honraria do festival. Pouco antes do anúncio dos vencedores, o longa brasileiro foi agraciado com o prêmio de melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também com o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.