Pular para o conteúdo
TRE define regras e datas para nova eleição de prefeito em Cabedelo

TRE define regras e datas para nova eleição de prefeito em Cabedelo

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (18), o calendário da Eleição Suplementar em Cabedelo, que definirá os novos prefeito e vice-prefeito do município.
O pleito será realizado no dia 12 de abril de 2026, um domingo, com votação eletrônica.

A decisão foi tomada durante a 86ª Sessão Ordinária do TRE-PB. Cabedelo integra a 57ª Zona Eleitoral.

A relatoria ficou com o vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Segundo o magistrado, a data respeita os prazos do calendário eleitoral de 2026, especialmente o fechamento do cadastro eleitoral em maio.

A resolução considera decisão no Recurso Eleitoral nº 0600409-84.2024.6.15.0057. O texto segue a Legislação Eleitoral e portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem poderá votar

Somente poderão votar eleitoras e eleitores com título regular em Cabedelo até 13 de novembro de 2025. O critério respeita o prazo de 150 dias antes da eleição, previsto na Lei nº 9.504/97.

Convenções e candidaturas

Poderão participar partidos que tenham estatuto registrado no TSE até seis meses antes do pleito. Também é exigida direção partidária constituída no município.

As convenções partidárias ocorrerão de 29 de janeiro a 14 de fevereiro de 2026. O prazo final para registro das candidaturas é 24 de fevereiro, até as 19h.

propaganda eleitoral estará autorizada a partir de 25 de fevereiro de 2026.

Fiscalização e prestação de contas

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou a necessidade de rapidez no processo. O objetivo é garantir estabilidade administrativa em Cabedelo.

A resolução fixa 12 de maio de 2026 como prazo final para a prestação de contas de partidos e candidatos. As mesas receptoras poderão manter a composição do último pleito, com ajustes legais.

A votação será feita por urna eletrônica, com cédula oficial produzida exclusivamente pela Justiça Eleitoral.

Quando há eleição suplementar

Código Eleitoral prevê novas eleições quando a nulidade ultrapassa 50% dos votos válidos em cargos majoritários. Também há convocação em casos de cassação de mandato, indeferimento de registro ou perda de diploma, independentemente do número de votos anulados.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.