Advogada Kiu compõe lista tríplice para o TRE da Paraíba

Advogada Kiu compõe lista tríplice para o TRE da Paraíba

Destaque Paraíba
Joaquim
30 de março de 2022
47

Nesta quarta-feira (30), os desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), na abertura da pauta ordinária administrativa, escolheram a lista tríplice para a indicação de membro substituto, na categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrará em outubro deste ano.

17 nomes de advogados estiveram na disputa para formação da lista tríplice. Entre eles, os mais votados e que irão compor a lista tríplice são: Felipe de Brito Lira Souto (14 votos), Maria Cristina Santiago (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos).

Na Justiça Eleitoral brasileira, segundo dados da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, das 112 vagas reservadas a juristas, apenas 16 são ocupadas por mulheres. Na Paraíba, a advogada Maria Cristina Santiago, mais conhecida como Kiu, está entre os candidatos que compõem a lista tríplice.

Kiu é advogada, professora universitária e doutora em direito civil. Além de ter ocupado a presidência do IBDFAM na Paraíba, concorreu, em 2021, a vaga de presidente da OAB/PB. Em uma campanha pautada pela defesa das instituições democráticas, ficou em segundo lugar com 2630 votos e se tornou a primeira mulher advogada, nos 90 anos de história da OAB/PB, a ser candidata à presidência da instituição.

A lista tríplice com os nomes dos advogados mais votados será encaminhada à Presidência do TRE-PB. Em seguida, a Corte eleitoral enviará a lista tríplice à Presidência da República, a quem caberá nomear o novo juiz efetivo.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.