Agevisa reúne servidores para implantação da segunda etapa da Certificação ISO 9001 em Gestão de Qualidade

Agevisa reúne servidores para implantação da segunda etapa da Certificação ISO 9001 em Gestão de Qualidade

Paraíba
Joaquim
24 de maio de 2022
31

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária reuniu dirigentes e funcionários no segundo encontro presencial do 1º Ciclo de Implantação do Sistema de Gestão de Qualidade. A iniciativa vem sendo organizada desde junho de 2021 e tem a finalidade de otimizar o funcionamento da Agevisa, tanto do ponto de vista administrativo e funcional quanto no que se refere às suas atividades fins, que têm foco na eliminação, diminuição e prevenção dos riscos à saúde para proporcionar maior segurança sanitária aos produtos e serviços sujeitos à regulação e disponíveis para consumo da população.

Realizado na sede da Agevisa, em João Pessoa/PB, com início na manhã de quinta-feira (19) e encerramento no final da tarde de sexta-feira (20), o evento foi aberto por Geraldo Moreira de Menezes (diretor-geral da Agevisa) e deu continuidade ao treinamento dos integrantes do corpo diretivo, técnico e funcional da instituição, iniciado em 27 de janeiro deste ano. O segundo encontro teve a participação dos especialistas Bruno Zanetta (Coordenador de Projetos), Girlene Almeida (Analista de Projetos) e Danila Augusta (Consultora Técnica) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo/SP.

Ao saudar os participantes, Geraldo Moreira ressaltou a importância da implantação do Projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS – IntegraVisa II”; lembrou que a meta central é estimular o desenvolvimento de uma cultura de Gestão de Qualidade nas organizações integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), e informou que neste modelo de gestão, as atividades da Agevisa ganham em qualidade e em celeridade. “Por exemplo, no que diz respeito aos processos de autorização para funcionamento de empresas, estes passam a ter tramitação mais rápida, permitindo que os empreendimentos regulados que atendam às exigências sanitárias legais tenham em mãos suas Licenças Sanitárias em 48 horas após a solicitação”, ressaltou.

“A adesão ao IntegraVisa é importante para o aprimoramento das ações da Agevisa de promoção e proteção da saúde das pessoas na Paraíba, à medida que permite à agência discutir e adotar mecanismos focados no atendimento dos padrões e requisitos estatutários e regulamentares e nas expectativas dos clientes-cidadãos no que se refere à disponibilização de produtos sujeitos à regulação sanitária, nos termos da Norma ISSO 9001, da Organização Internacional de Padronização (ISO)”, explicou.

Padronização – O IntegraVisa foi concebido entre os anos 2015 e 2016 com o objetivo de apoiar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) em suas ações estratégicas de regulação sanitária. Conforme Bruno Zanetta, o objetivo central do projeto é fazer com que as atividades regulatórias sejam padronizadas no sentido de garantir a qualidade da segurança sanitária, o que exige uma estruturação de gestão de qualidade da própria Vigilância Sanitária.

Zanetta explicou que o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é basicamente um sistema que organiza a gestão com foco na qualidade, tendo como referência a Norma ISSO 9001. “Isso significa traduzir o SGQ com o dia a dia da Vigilância Sanitária, considerando que a qualidade tem que ser prioridade de todos que integram a instituição”, enfatizou.

Requisitos – O Sistema de Gestão de Qualidade, ora em fase de implantação na Agevisa/PB, tem seus requisitos básicos distribuídos em sete seções. Segundo Bruno Zanetta, o ponto de partida tem foco nas necessidades dos cidadãos/sociedade e partes interessadas (no caso da Vigilância Sanitária, o setor regulado). Na sequência, deve-se atender aos requisitos de liderança, planejamento das ações, organização dos processos de apoio, operações, avaliação de desempenho e realização de melhorias visando à satisfação dos cidadãos/sociedade e partes interessadas.

Caminho sem volta – De acordo com a consultora técnica Danila Augusta, do HAOC, quando se falou em gestão de qualidade no Brasil, a primeira reação foi de resistência. “Hoje, entretanto, a avaliação de políticas e processos públicos não tem volta”, enfatizou. E acrescentou:

“A implantação do Sistema de Gestão de Qualidade favorece a aprendizagem de todos os profissionais envolvidos no processo e dos que venham a chegar, porque estes já irão encontrar um ambiente pautado na legalidade dos processos; num ambiente em que se deixa a visão puramente técnica e se parte para uma visão técnica e de gestão, independentemente de se exercer ou não cargo de gestão. Nesse modelo, a responsabilidade é de todos, estejam na liderança ou no corpo técnico”.

Integração – O segundo encontro presencial de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade na Agevisa teve sua programação dividida em dois momentos. O primeiro contemplou a apresentação e discussão sobre a importância do SGQ junto ao conjunto de servidores (dirigentes e funcionários). Já o segundo foi marcado por reuniões dos representantes do Hospital Oswaldo Cruz com os membros da Comissão Especial designada pelo diretor Geraldo Moreira para viabilizar a imediata implementação da Gestão de Qualidade. A pauta incluiu temas como “Indicadores & Qualificação”, “Política e Objetivos da Qualidade”, “Pesquisa de Satisfação” e “Manutenção do SGQ & Balanço de Atividades”.

Apesar da designação de Comissão Especial para dar encaminhamento à implantação do SGQ, o diretor Geraldo Moreira informou que todo o pessoal da Agevisa é parte integrante da equipe encarregada da implantação da Gestão de Qualidade na instituição. Ele observou que o novo modelo já começa a proporcionar ganhos importantes para a instituição, tanto pela melhoria da própria gestão quanto pelos resultados organizacionais mais positivos e orientados à satisfação dos clientes-cidadãos.

Sobre o SGQ – O projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS – IntegraVisa II” procura trabalhar o desenvolvimento de capacidades e competências do corpo técnico e gerencial do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para fortalecer as instituições no cumprimento da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 207/2018/Anvisa, que regulamenta a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade como requisito para a qualificação das ações de regulação sanitária exercidas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.

Para ser implantado, segundo Geraldo Moreira, o sistema demanda uma série de mudanças que incluem a descrição e padronização dos processos de trabalho, a revisão, padronização e documentação das rotinas da instituição, a criação, aperfeiçoamento e integração (ao dia a dia da gestão) de indicadores de medição do desempenho, e vários outros procedimentos, dentre os quais o planejamento e controle das ações, o desenvolvimento e capacitação de pessoas, a avaliação da satisfação das partes interessadas e o registro e tratamento de não conformidades.

Guia prático – Nos treinamentos para implantação do SGQ na Agevisa estão sendo apresentadas várias ferramentas destinadas a contribuir para a qualificação das ações da autarquia, dentre as quais o Guia para Implantação do Sistema da Gestão da Qualidade em unidades do SNVS. Disponível no endereço guia-sgq.anvisa.gov.br, a publicação disponibiliza conteúdo técnico, apresenta o passo a passo da implantação e sugere práticas e ferramentas a serem utilizadas no processo de gestão.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.