Bilionário russo classifica guerra de Putin como ‘bárbara’

Bilionário russo classifica guerra de Putin como ‘bárbara’

Mundo
Joaquim
14 de agosto de 2023
68

O bilionário russo Arkady Volozh condenou a guerra “bárbara” de Vladimir Putin na Ucrânia.

O cofundador da gigante de tecnologia Yandex diz estar “horrorizado” que as casas de tantos ucranianos estejam sendo bombardeadas diariamente.

O magnata da tecnologia já havia enfrentado críticas por não falar sobre o conflito depois de deixar a empresa no ano passado.

Apelidada de “Google da Rússia”, a Yandex foi acusada de encobrir informações sobre a guerra do público russo.

“A invasão da Ucrânia pela Rússia é bárbara e sou categoricamente contra. Embora eu tenha me mudado para Israel em 2014, tenho que assumir minha parcela de responsabilidade pelas ações do país’’, disse Volozh em comunicado.

“Houve razões para ficar em silêncio durante este longo processo. Embora de qualquer maneira haja dúvidas sobre o momento de minha declaração hoje, não deve haver dúvidas sobre sua essência. Sou contra a guerra”, acrescentou.

Volozh deixou o cargo de CEO da Yandex em junho de 2022, depois de ter sido sancionado pessoalmente pela União Europeia.

O bloco disse que o magnata era “responsável por apoiar ações ou políticas que minam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia”.

Volozh é um dos poucos empresários russos proeminentes a se manifestar contra a guerra de Putin, embora o banqueiro bilionário Oleg Tinkov tenha desistido de sua cidadania russa em novembro passado ao condenar o “fascismo de Putin”.

MSN

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.