Bombeiros da Paraíba retornam após missão de resgate no Rio Grande do Sul

Bombeiros da Paraíba retornam após missão de resgate no Rio Grande do Sul

Policial
Joaquim
22 de maio de 2024
25

Na tarde desta terça-feira (21), 17 bombeiros militares da Paraíba retornaram à João Pessoa após uma missão de resgate no Rio Grande do Sul. A equipe, composta por especialistas em desastres, dois cães farejadores, três embarcações e diversos equipamentos, atuou na região por cinco dias, auxiliando vítimas das enchentes que devastaram o estado.

O retorno dos bombeiros foi marcado por uma solenidade no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, onde puderam reencontrar seus familiares e amigos. O Coronel Vieira, comandante do Corpo de Bombeiros da Paraíba, destacou a importância da missão e o compromisso da corporação com o auxílio às vítimas de desastres naturais.

Os bombeiros paraibanos foram dos primeiros grupos a se deslocarem do Nordeste para auxiliar no Rio Grande do Sul. A equipe estava equipada com dois cães farejadores, três embarcações e 17 especialistas em resgate. Durante a operação, eles resgataram 13 pessoas, prestaram assistência a 127 indivíduos e participaram do resgate de um cavalo chamado Caramelo, encontrado sobre o telhado de uma casa.

“Foi um cenário devastador. Em 24 anos de corporação, nunca vi um desastre dessa magnitude”, afirmou um dos militares. A equipe utilizou suas embarcações e equipamentos para resgatar pessoas e animais, além de fornecer alimentos, medicamentos e água potável para os afetados pelas enchentes.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Vieira, ressaltou o compromisso humanitário da corporação. “Cumprir o dever como bombeiro é estar presente onde as pessoas estão sofrendo e ajudá-las a superar esse sofrimento. Contribuir de alguma forma é gratificante não só como bombeiro, mas também como ser humano”, declarou.

O CBMPB permanece em estado de alerta para o envio de novas equipes ao Rio Grande do Sul, caso haja necessidade de reforço na assistência às vítimas. A missão foi viabilizada pela autorização do Governador do Estado e pelo voluntariado dos bombeiros participantes. Apesar das dificuldades logísticas enfrentadas, o trabalho da equipe paraibana foi fundamental para o sucesso das operações de resgate e assistência.

 

 

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.