Pular para o conteúdo
Brasil enviará 40 toneladas de insumos de diálise para a Venezuela

Brasil enviará 40 toneladas de insumos de diálise para a Venezuela

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta quinta-feira (8) que o Brasil enviará 40 toneladas de insumos para diálise à Venezuela por risco de colapso no abastecimento.

Segundo o ministro, desde domingo (4), após mobilização da Organização Pan-Americana de Saúde, a pasta vem reunindo insumos de diálise, medicamentos para apoiar o povo venezuelano, “porque o maior centro de distribuição de medicamentos e insumos de diálise da Venezuela foi destruído pelo ataque bélico durante o sábado”.

“Isso colocava em risco o abastecimento de cerca de 16 mil pessoas que fazem diálise na Venezuela”, disse Padilha.

Alexandre Padilha também afirmou que um avião de uma companhia aérea venezuelana chegará no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta sexta-feira (9) para pegar os insumos.

“Nós tivemos a confirmação por parte da companhia aérea venezuelana da chegada de um avião amanhã pela manhã, às 7:30 da manhã, em Guarulhos, para recolher cerca de 40 toneladas de insumos, soluções fisiológicas, insumos para diálise que o Ministério da Saúde reuniu junto a doações de hospitais universitários federais públicos do SUS, hospitais filantrópicos que atendem o SUS”, acrescentou o ministro.

“Se o Brasil não ajuda, será afetado caso tenha um colapso no tratamento dos pacientes renais crônicos que fazem diálise na Venezuela, que estão sob risco por conta dessa destruição do centro de distribuição feito pelo ataque militar”, destacou Padilha. “E também por gratidão. Eu não esqueço o dia que a Venezuela mandou mais de 135.000 cm³ de oxigênio para salvar o nosso povo de Manaus durante a Covid-19”, completou.

 

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.