Brasil registra 1.090 novas mortes pela Covid-19 e passa os 133 mil óbitos

Brasil registra 1.090 novas mortes pela Covid-19 e passa os 133 mil óbitos

Brasil Destaque Saúde
Joaquim
16 de setembro de 2020
55

O Brasil registrou 1.090 mortes pela Covid-19 e 34.755 novos casos da doença, nesta terça-feira (15). Com isso, o país chegou aos 133.207 óbitos e a 4.384.299 infecções pelo novo coronavírus.

O Amapá não informou dados da pandemia no estado, nesta terça.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

O jornal Folha de S.Paulo ainda divulga a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 813, o que representa uma nova mudança. O país saiu de uma situação de queda (o que estava ocorrendo nos últimos dias) da média e voltou para o patamar de estabilidade dos dados de mortes (o que não significa uma situação tranquila).

A média ainda está em patamares elevados.

O boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta terça mostra que o Brasil voltar a registrar mais de 1 mil mortes, com 1.113 óbitos nas últimas 24 horas. O total de mortes desde o início da pandemia passou para 133.119

Também houve 36.653 novos casos da doença no período. O total de infectados até o momento chegou a 4.382.263.

Os números do Ministério da Saúde também mostram que 3.671.128 pessoas se curaram da doença até o momento.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

 

 

Agência Brasil

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.