Brasil registra 2 casos de gripe aviária em aves silvestres

Brasil registra 2 casos de gripe aviária em aves silvestres

Brasil
Joaquim
16 de maio de 2023
69

O Ministério da Agricultura e Pecuária registra dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1. Os animais, que foram resgatados em Vitória do Espírito Santo, são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, e foram resgatadas no litoral do Espírito Santo.

Essa é a primeira vez que a doença aviária atinge o país brasileiro. Como os animais que apresentaram a gripe não são do Brasil, o sistema industrial brasileiro, com a produção de ovos e carnes, não são afetados por isso, aponta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência por causa dos casos. Segundo nota da instituição, a medida busca aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de gripe aviária.

A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. No mundo todo, a gripe está em alta, e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

Os seres humanos podem, sim, ser infectados pela doença, através de aves vivas ou mortas, durante o consumo. Por isso, o Ministério alerta que ao avistar aves doentes, é preciso acionar o serviço veterinário local ou realizar a notificação por meio do e-Sisbravet.

MaisPB com g1

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.