Pular para o conteúdo
Cadastramento biométrico no INSS passa a ser obrigatório para novos benefícios assistenciais

Cadastramento biométrico no INSS passa a ser obrigatório para novos benefícios assistenciais

A partir deste mês de novembro de 2025, o cadastramento biométrico será exigido apenas para novas concessões de benefícios assistenciais, como o BPC/LOAS. A medida busca ampliar a segurança e reduzir fraudes, integrando informações entre diferentes órgãos do governo. No entanto, especialistas alertam para desafios práticos e jurídicos, especialmente em regiões com menor acesso à infraestrutura digital e diante das dúvidas sobre as consequências do não cumprimento da exigência.

Para esclarecer os impactos da mudança, o escritório Amelo coloca à disposição seus especialistas: Thaissa Garcia, sócia e head de Privacidade de Dados, Contratos e ESG, pode comentar os aspectos relacionados à proteção de dados e privacidadeFernando Moreira, doutor em Engenharia de Produção e especialista em Direito Empresarial, pode abordar os efeitos administrativos e de governança; e Washington Barbosa, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e especialista em Direito Previdenciário, pode explicar os efeitos jurídicos e os riscos de suspensão de benefícios.

 

Resenha Politika


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.