Campanha contra a Poliomielite será retomada dia 5 e chefe de imunização alerta para queda no número de crianças vacinadas na pandemia

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite, as crianças menores de 5 anos de idade serão prioridade na Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite que será retomada na próxima segunda-feira, dia 5. Essa faixa etária foi uma das que obteve redução no número de vacinação durante a pandemia da covid-19.

A diminuição da procura nas vacinas teve maior impacto nos pequenos e registrou apenas 50% da meta, ou seja das 58 mil crianças, apenas 27 mil foram vacinas contra a influenza na Capital.

“Pais deixaram de levar suas crianças por medo da covid-19 e esqueceram que existem outras doenças até piores”, explicou o chefe de imunização da Secretaria de Saúde do Município, Fernando Virgulino, em entrevista ao Portal ClickPB. A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite será realizada até o dia 30 de outubro.

O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, diversas outras vacinas estão sempre disponíveis nos hospitais e postos de saúde dos bairros. As vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente devem ser realizadas com efetividade para evitar o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Sobre as metas, a da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é de vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Já a da Multivacinação, a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as recomendações.

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *