Campina Grande poderá receber Escola de Sargentos do Exército

Campina Grande poderá receber Escola de Sargentos do Exército

Destaque Paraíba Policial
Joaquim
3 de janeiro de 2024
41

Campina Grande pode receber uma nova instalação da Escola de Sargento das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. A informação foi confirmada ao portal, nesta terça-feira (2), pelo coordenador de comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo. A possível vinda da ESA foi tratada pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o Ministério da Defesa.

A ESA é um estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro, criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, e é responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército.

Como apurado pelo portal, o Exército tem, atualmente, uma ESA, que está instalada no município mineiro de Três Corações. A segunda unidade da ESA estava inicialmente prevista para ser instalada em Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco, como publicado pelo blog do Jamildo, no Jornal do Commercio.

Por conta do impasse, o portal notou que Bruno Cunha Lima agilizou contato com o Ministério da Defesa e ofereceu Campina Grande para receber uma nova ESA.

“Houve um contato do prefeito Bruno [com o Ministério da Defesa] no ano passado, mas ainda está sob avaliação do Ministério”, contou Marcos Alfredo.

O portal questionou o Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro sobre como está o processo de avaliação para a possível instalação da ESA em Campina Grande, mas até a publicação desta matéria não recebeu respostas.

No edital de 2023, a ESA ofereceu 1.095 vagas. Os aprovados vão cumprir um curso de formação durante dois anos, em regime de internato, podendo escolher uma entre 16 cidades para estudar durante o primeiro ano: Alegrete-RS; Blumenau-SC; Campo Grande-MS; Fortaleza-CE; Itajubá-MG; Jataí-GO; Jundiaí-SP; Juiz de Fora-MG; Natal-RN; Pirassununga-SP; Pouso Alegre-MG; e Rio de Janeiro-RJ.

Após o primeiro ano, os aprovados vão poderão escolher a especialidade de formação para o segundo ano. Com isso, ele será encaminhado para a ESA de Três Corações, a Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro ou o Centro de Instrução de Aviação do Exército em Taubaté-SP.

Em remuneração, após o curso de formação, os novos sargentos iniciam a carreira recebendo um soldo inicial de R$ 3.825, que chega a até  R$ 5.049,00 após acréscimos de adicionais.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.