Campina Grande recebe 18 pacientes com covid-19 vindos de Manaus

Campina Grande recebe 18 pacientes com covid-19 vindos de Manaus

Destaque Paraíba
Joaquim
3 de fevereiro de 2021
38

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh já está com 10 leitos de enfermaria prontos para receber pacientes vindos de Manaus.

A aeronave das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) sairá de Manaus às 14h e a chegada dos pacientes em Campina Grande está prevista para às 20h de hoje (03).

Os 18 pacientes que chegarão à cidade apresentam estado clínico moderado. Destes, dez ficarão no Hospital Universitário e oito serão encaminhados para o Hospital Municipal Pedro I.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou para o Ministério da Saúde leitos em diversos hospitais da Rede para auxiliar o tratamento de pacientes que não encontram mais vagas para internação em Manaus. Assim, o HUAC agora integra essa ação conjunta de ajuda ao Estado do Amazonas.

O superintendente do HUAC-UFCG, Homero Rodrigues, o secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, o Diretor do Hospital Pedro I, Tito Lívio, e a representante do Ministério da Saúde na Paraíba, Maria Eridan Pimenta, irão recepcionar os pacientes no aeroporto.

Uma equipe da gestão do Hospital Universitário estará coordenando a chegada na instituição.

“O hospital está fazendo isso com o máximo de prazer e dedicação para ajudar esses irmãos de Manaus, toda a equipe está envolvida no melhor atendimento e na melhor assistência médica possível”, explicou o superintendente.

Ele também comunicou que os atendimentos na instituição serão mantidos. “Os serviços normais do hospital continuarão, como cirurgias, atendimentos ambulatoriais e exames, porque esse espaço onde os pacientes ficarão está submetido a um isolamento de tal maneira que não haverá convergência de pacientes com covid e os demais usuários do hospital”, disse Homero Rodrigues.

Para fazer o translado dos pacientes do aeroporto até os hospitais, a ação contará com 15 ambulâncias, sendo duas do HUAC e as demais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.