Caravana da Rede Cuidar evita deslocamento de paciente para tratamento em João Pessoa

Caravana da Rede Cuidar evita deslocamento de paciente para tratamento em João Pessoa

Paraíba
Joaquim
12 de julho de 2023
69

Portadora da Síndrome de Kawasaki – inflamação de vasos sanguíneos que pode afetar diversos órgãos, como o coração –, a pequena Maria Salomé desde cedo aguardava atendimento para acompanhamento cardiológico pela Caravana da Rede Cuidar, em Patos, nessa segunda-feira (10). A mãe da criança, Isabela Fernanda Calixto, conta emocionada a trajetória da menina que aos 2 anos descobriu a doença e destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado para o tratamento da sua filha, sem precisar se deslocar para João Pessoa.

“Graças à oportunidade de entendimento da Caravana da Rede Cuidar aqui no sertão do estado, a minha filha não vai precisar se deslocar até a capital do estado para prosseguir com o tratamento para a Síndrome de Kawasaki, pois a partir de hoje a equipe de cardiopediatria já está oferecendo a ela todo o suporte para a continuidade do tratamento em Patos. Uma grande vitória para todos nós”, afirmou Isabela Fernanda.

A Caravana da Rede Cuidar 2023 chegou ao município de Patos, no Sertão do estado, na segunda-feira. A iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabilizou 6.249 atendimentos na 6ª Gerência Regional de Saúde, que, junto com Patos, contabiliza 24 municípios. A ação itinerante proporcionou o agendamento de consultas e a avaliação multiprofissional das crianças da região.

A Rede Cuidar oferece atendimentos na área de cardiopediatria, pediatria ortopédica, fisioterapia, odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social e psicologia para oferecer assistência qualificada para todas as crianças de todas as Regiões de Saúde da Paraíba.

Guilherme Spindola, residente em Pediatria está no Programa de Residência da Escola de Saúde Pública da Paraíba – ESP/PB e participa da ação pela primeira vez. Ele relata como tem sido a experiência até o momento. “É um grande privilégio poder participar da caravana e ter a oportunidade de ver a realidade de várias cidades do sertão, além de compartilhar aprendizado junto aos profissionais de várias áreas da saúde e presenciar a chegada de muitos especialistas para o primeiro contato com os pacientes e ver a manutenção desse vínculo com a permanência do tratamento oferecido pela Rede Cuidar”, ressaltou Guilherme.

O coordenador da Caravana da Rede Cuidar, Cláudio Régis, destaca que a caravana traz mais uma vez ao sertão a oferta de assistência, qualificação profissional em mais uma ação do Governo do Estado com o objetivo de ampliar o cuidado com a população em toda Paraíba.

Em 2023, a caravana oferta a Capacitação em Síndrome Respiratória Aguda Grave e outra em sedação na odontologia, que ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Patos. O Banco de Leite Humano – Dra. Vilani Kehrle, localizado no anexo da Maternidade Dr. Peregrino Filho, recebeu a equipe da Rede Cuidar para a capacitação para inserção do DIU, que agora está sendo oferecida para a equipe de Enfermagem e que beneficia 20 pacientes com o procedimento em cada cidade.

Até o dia 15 de julho, a Caravana da Rede Cuidar terá percorrido 13 municípios paraibanos. Os próximos atendimentos acontecerão em Esperança (12), Guarabira (13), Itabaiana (14) e Mamanguape (15).

A Rede Cuidar Paraíba é um serviço permanente de Telemedicina, oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Anualmente são realizadas caravanas oferecendo assistência nas diversas regiões da Paraíba.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.