Caravana do Opera Paraíba realiza mais 250 cirurgias em Patos neste fim de semana

O Governo do Estado leva para cidade de Patos uma caravana do programa Opera Paraíba, a partir desta sexta-feira (20). Cerca de 250 cirurgias serão realizadas até o domingo (22), no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC).

Durante os três dias serão realizadas 100 cirurgias gerais e mais 150 cirurgias de catarata, atendendo a população da cidade e de mais 24 municípios da região. Os procedimentos de cirurgia geral acontecerão no bloco da unidade, e os de catarata serão realizados no prédio do Hospital do Bem.

Antes da realização dos procedimentos, os pacientes passaram previamente, durante a semana, por uma consulta de triagem para verificação dos exames pré-operatórios, momento em que foram informados do dia e horário de suas cirurgias.

Para o início do mês de junho, do dia 02 ao dia 05, já está programada a segunda etapa do mutirão de catarata, quando serão ofertados mais 150 procedimentos. A triagem oftalmológica para esses pacientes está marcada para o dia 01 de junho.

Além das cirurgias, o Complexo de Patos ainda vai ofertar exames de imagem para rastreio do câncer de mama, que serão realizados por meio da Rede Cuidar. Serão 150 mamografias, ultrassons mamária e abdominal, e ainda exames de endoscopia, destinados à pacientes já regulados. Em parceria com a secretaria de saúde do município, no local também haverá uma tenda para a vacinação da população.

“Não haverá prejuízo de nenhuma ordem para quem for utilizar os demais serviços do hospital neste período, pois as salas utilizadas no Hospital do Bem não vão interferir na rotina dos pacientes oncológicos, e no bloco cirúrgico, deixaremos uma sala reservada para as cirurgias de emergência que por ventura aconteçam nestas datas”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

 

Click PB

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.