
Casa onde nasceu José Lins do Rêgo, na Paraíba, deverá ser tombada e virar patrimônio nacional
A casa onde nasceu o escritor modernista José Lins do Rêgo, em Pilar, região da zona da Mata paraibana, será tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na próxima terça-feira (16), o conselho deliberativo do órgão deverá realizar o tombamento definitivo como patrimônio nacional.
A pauta deverá começar a ser analisada por volta das 14h, segundo informações obtidas pela reportagem.
O superintendente do Iphan na Paraíba, Emanuel Braga, explicou que a casa já consta com tombamento provisório. “Está reconhecido como patrimônio nacional pelo instrumento do tombamento provisório”, disse ao ClickPB.
A casa onde nasceu o escritor, em 1901, fica no ‘Engenho Corredor’, e foi construída pelo avô do escritor nos anos 1800. O local foi bastante citado pelo escritor paraibano José Lins do Rêgo em suas obras, como ‘Menino de Engenho’ e ‘Banguê’, que são parte de uma série de livros publicados pelo paraibano ao longo de 10 anos, retratando o período de declínio do ciclo da cana-de-açúcar na região do Vale do Paraíba.
A área do engenho em que José Lins nasceu foi tombada em 1998 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) e é bastante visitada por estudantes e admiradores da obra do escritor modernista. Atualmente o engenho é mantido pelo casal Joaquim e Alba Soares.
Clique aqui e saiba mais sobre o local.
Click PB