Censo Demográfico 2022 começa nesta segunda; na Paraíba, 1,3 milhões de domicílios devem ser visitados

Começou, nesta segunda-feira (1º), a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE em todo o país. Na Paraíba, com quase 4 mil agentes envolvidos e cerca de 3,3 mil recenseadores em campo, a estimativa é de que 1,3 milhões de domicílios, distribuídos entre todos os 223 municípios do estado, sejam visitados.

A operação também irá visitar casas de acolhimento, presídios e outros domicílios coletivos, para que ninguém fique de fora. Os recenseadores vão passar por áreas urbanas e rurais, pelos chamados aglomerados subnormais, por terras indígenas e localidades quilombolas.

Realizado em 2010, o último Censo Demográfico constatou, entre muitas outras informações, que a Paraíba tinha cerca de 3,7 milhões de habitantes, sendo 1,8 milhões de homens e 1,9 milhões de mulheres. Agora, a pesquisa tem o desafio de identificar o que mudou ao longo dos últimos 12 anos.

 Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e, em 2021, por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país, que ocorreu em 1872. Além disso, é o nono levantamento censitário feito pelo IBGE.

Wscom

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.