Chove 102,8mm em João Pessoa e Defesa Civil segue monitorando áreas de risco; Capital está sob alerta vermelho

A Defesa Civil da Prefeitura de João Pessoa está em alerta neste fim de semana (28 e 29) para atender a população em virtude do volume de chuva esperado para a cidade. Só nas últimas dozes horas, da última sexta-feira (27) para sábado, choveu 102,8mm. As maiores precipitações foram registradas nos bairros de Manaíra, seguido por Tambauzinho (102,0) e Altiplano (93,0). Até o início da tarde deste sábado, a Defesa Civil não recebeu chamadas por meio do Centro de Operações.

Como a previsão dos órgãos de meteorologia é que continue chovendo ao longo do dia até este domingo, o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, alerta para que as pessoas fiquem atentas, principalmente quem mora perto das áreas de risco. “Quem mora perto de encostas, barreiras e margem de rios – é importante ficar atento  ao sinal de fissuras ou rachaduras em paredes, pisos ou mesmo no terreno. Ao notarem a elevação rápida da lâmina d’água dos rios, não permaneçam nesses locais. Procurem imediatamente um abrigo ou local seguro”, orienta.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones  0800 285 9020 ou pelo 83 98831 6885, que também funciona como WhatsApp, ou ainda acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. É preciso informar a situação em que a pessoa se encontra, localização e solicitar a ajuda. A Defesa Civil permanece  monitorando os locais de risco e atuando na preparação de possíveis transtornos que possam ser causados à população.

Trânsito – Os agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) seguem monitorando o fluxo para garantir a segurança viária da cidade. Pela manhã, cinco cruzamentos semaforizados apresentaram falhas técnica, receberam os serviços de manutenção e estão funcionando normalmente. Em caso de urgências de trânsito, a Semob disponibiliza à população o serviço do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott), por meio dos seguintes contatos: Disque 118 (ligação) e 83-98760-2134 (mensagens de WhatsApp).

Assistência – Ainda neste sábado, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) acolheu duas famílias que estavam em situação de vulnerabilidade, no bairro Castelo Branco. São cinco pessoas, sendo quatro  adultos e uma criança. Eles foram levados para o Centro de Atividades para Idosos, do Governo do Estado, que fica no Castelo Branco. A diretora de Assistência Social da Sedhuc, Benicleide Silvestre, informou que, na próxima segunda-feira (29), vai se reunir com uma equipe do Estado para resolver a situação dos acolhidos.

Queda de árvores – A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) registrou a queda dos galhos de uma mangueira, em Paratibe, na PB-008. Não houve feridos, nem danos materiais a veículos. Os galhos foram recolhidos pela equipe da Prefeitura. Nesse período de chuva, a Semam disponibilizou, além do número da Divisão de Arborização (Divar), o 83-98645 8430 , o telefone do Disque Denúncia, (3218 9208), que funciona como WhatsApp, para que as pessoas possam informar sobre árvores que correm risco de desabar.

Wscom

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.