Chuvas deverão voltar ao semiárido da PB, RN, PE e CE entre os dias 10 e 15 de janeiro

Chuvas deverão voltar ao semiárido da PB, RN, PE e CE entre os dias 10 e 15 de janeiro

Brasil Destaque
Joaquim
8 de janeiro de 2024
26
As chuvas deram uma trégua no semiárido da Paraíba, Pernambuco, Rio grande do Nordeste e Ceará, no entanto, elas poderão voltar, mesmo que de forma bem irregular nos próximos dias, é o que prevê o físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Física Rodrigo Cézar.

Dessa forma, entre os dias 10 e 15 de janeiro, um intervalo de dias com probabilidade de chuva mais elevada é esperada.

Áreas do sertão dos referidos estados serão beneficiadas por precipitações pluviométricas, assim como também a região mais seca do país, o cariri paraibano.

Em alguns momentos o litoral, brejo e agreste da Paraíba poderão ser beneficiado também, assim como o litoral leste do Rio Grande do Norte e de Pernambuco prevê o estudioso.

Essas chuvas são de pré-estação, ou seja, período de três meses que antecede a estação chuvosa do semiárido do setor norte do Nordeste, que dura de fevereiro a maio. Janeiro é, portanto, o último mês da pré-estação chuvosa da referida região.

O principal sistema meteorológico precipitante atuante na região em janeiro são os vórtices ciclônicos de altos níveis.

 

 

Radar Sertanejo
com Portal Ciência em Foco

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.