Com instabilidade no sistema e-SUS, Saúde não divulga dados de casos da Covid na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) informou por meio da sua assessoria neste domingo (12) que, devido a instabilidade nos sistemas e-SUS Notifica e Sivep Gripe, os dados para a atualização do boletim Covid-19 não foram disponibilizados.

Ainda segundo a pasta, apenas os números atualizados referentes à ocupação dos leitos estão disponíveis. Com isso, a ocupação total de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico, em todo estado, é de 18%.

Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 34%. Em Campina Grande, estão ocupados 2% dos leitos de UTI adulto e no Sertão 31% dos leitos de UTI para adultos.

De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 7 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 95 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Entenda

Os servidores do Ministério da Saúde saíram do ar na madrugada da última sexta-feira (10) após um ataque hacker. Quando o site saiu do ar, aparecia a seguinte mensagem: “Os dados internos foram copiados e excluídos. 50tb de dados estão em nossas mãos.”

A Polícia Federal apontou que há fortes indícios de “hacktivismo” no ataque. O ‘e-SUS Notifica’ é a plataforma responsável por receber as informações das Secretarias estaduais de saúde.

Segundo investigadores, nesses casos, os hackers invadem um sistema a fim de chamar a atenção para alguma causa, por exemplo, atacando a “nuvem” – espaço de armazenamento, do Ministério da Saúde, mas sem extrair dados.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *