Contas do ex-governador Ricardo Coutinho serão julgadas pela ALPB após o Carnaval

O deputado Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, revelou que pretende iniciar o processo de votação das contas do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), logo após o Carnaval. A previsão é que, na próxima segunda (dia 7), a Casa inicie o processo. A informação é do Blog Helder Moura.

O ex-governador teve as contas de 2018 reprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal de Contas do Estado em janeiro deste ano. O órgão já havia condenado as contas de 2016 e 2017 anteriormente.

Para derrubar a desaprovação na ALPB, Ricardo Coutinho vai precisar de metade dos votos mais um, em tese, 19 votos. A votação das contas do ex-gestor pelos parlamentares será secreta.

O presidente Adriano Galdino assegurou que “não haverá engavetamento, as contas passarão pelas comissões da Assembleia, como qualquer outra matéria, terá tratamento igual”.

O processo começa com o encaminhamento das contas para a Comissão de Orçamento, presidida pelo deputado Branco Mendes. Esta comissão será encarregada de dar seu parecer. Em seguida, a matéria será levada para votação em plenário,

Caso os deputados mantenham a desaprovação das contas, o ex-governador Ricardo Coutinho será novamente incurso na Lei da Ficha Limpa, podendo ficar inelegível por oito anos.

O ex-governador, como se sabe, já está inelegível até novembro de 2022, por decisão terminativa do Tribunal Superior Eleitoral, condenado no julgamento das Aijes do Empreender e PBPrev.

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.