O Brasil vive um aumento de casos de Covid-19, segundo o último boletim InfoGripe, divulgado na quinta-feira (5) pela Fiocruz. Além disso, o país vive também um crescimento nos casos de pneumonia, onde muitas vezes o paciente apenas apresentou sintomas quando a condição já era grave.
A infectologista Gabriela Leite de Camargo explica haver uma relação entre o aumento nos casos, especialmente em pessoas com comorbidades. “A infecção pelo vírus pode inicialmente ser assintomática ou apresentar sintomas leves, mas evoluir para complicações mais sérias, como a pneumonia”, pontua.
Segundo a especialista, essa evolução grave pode ocorrer como parte da Covid-19 longa ou “devido à inflamação persistente no trato respiratório causada pelo vírus”.
Atualmente, quem se infecta com Covid-19 sente outros sintomas dos já conhecidos. Gabriela indica que isto ocorre justamente pela aplicação das vacinas e que os sintomas tendem a ser mais leves. “Entre os mais comuns estão dor de garganta, coriza, tosse seca, fadiga e dor de cabeça”, pontua.
Dentre as explicações para o aumento nos casos no país, estão o relaxamento das medidas preventivas, a baixa procura da população para completar o esquema vacinal e o clima seco, que causa maior propagação de doenças infectocontagiosas.