‘Democracia socialista’, nasce uma nova ala do PT na Paraíba

‘Democracia socialista’, nasce uma nova ala do PT na Paraíba

Paraíba
Joaquim
26 de maio de 2023
137

Intelectuais e fundadores do PT lançam, neste sábado, uma nova tendência interna do Partido dos Trabalhadores, na Paraíba. A “Democracia Socialista” será apresentada às 9h, na sede regional do PT. Participa do evento Joaquim Soariano, secretário de Assuntos Institucionais da direção nacional da sigla. Ele falará sobre “Governo Lula, as mudanças que o Brasil e o papel do PT”.

Entre os organizadores do movimento estão os professores Éder Dantas, ex-secretário de Transparência de João Pessoa, e Charlinton Machado, ex-presidente estadual do PT.

A “Democracia Socialista” surge num ambiente de dissidência em relação ao enfrentamento interno do PT paraibano, dividido entre as alas lideradas pelo ex-governador Ricardo Coutinho e o segmento que apoiou a reeleição do governador João Azevêdo (PSB).

O racha interno começou antes. Em 2020, militantes petistas trabalharam pela candidatura própria, em João Pessoa, enquanto a direção estadual, personificada pelo presidente Jackson Macêdo, abraçou a defesa do apoio à candidatura de Ricardo Coutinho à prefeitura da capital. Coutinho terminou na sexta colocação e Anísio em nono.

Em 2022, o comando do PT encampou aliança com o MDB para fortalecer a candidatura do senador Veneziano Vital ao governo, tendo Ricardo como candidato a senador. Mesmo com a onda Lula e apoio explícito do então candidato à presidência, Veneziano ficou em último colocado na disputa ao Palácio e Ricardo ficou em terceiro para o Senado.

Tido e havido como um dos partidos mais democráticos, na comparação com o cartorial sistema partidário brasileiro, o PT na Paraíba vem de uma intervenção no diretório em João Pessoa, que resultou na expulsão de fundadores da agremiação, como o ex-deputado Anísio Maia, e da renovação, sem eleição e via comando nacional, da direção estadual.

Democracia, portanto, é uma palavra que cai bem para o momento. Nacional e local.

 

 

Mais PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.