Pular para o conteúdo
Deputado solicita esclarecimentos de ministro sobre empréstimo para os Correios

Deputado solicita esclarecimentos de ministro sobre empréstimo para os Correios

O deputado Tião Medeiros (PP-PR) solicitou, nesta quarta-feira (15), um pedido de explicações ao ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, sobre as negociações dos Correios para obtenção de um empréstimo de cerca de R$ 20 bilhões junto a bancos estatais e privados, com garantia do Tesouro Nacional. O objetivo da operação é garantir a sustentabilidade financeira da estatal neste ano e em 2026.

O requerimento de Medeiros foi protocolado antes da confirmação oficial das negociações, anunciadas à tarde pelo presidente dos Correios, Emmanoel Rondon. Desde terça-feira (14), integrantes da oposição criticaram a possibilidade do empréstimo e afirmaram que acompanharão de perto o processo.

No documento, o deputado solicita informações sobre o aval do Tesouro Nacional para a operação, destacando que “tal empréstimo pode onerar o contribuinte e elevar o risco fiscal da União, especialmente considerando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Além do aval do Tesouro, o requerimento pede:

  • Resultados líquidos (lucro ou prejuízo) da empresa nos últimos cinco anos;
  • Balanços patrimoniais recentes;
  • Medidas adotadas para redução de despesas;
  • Justificativa técnica e econômica para a concessão do crédito;
  • Estudos sobre a viabilidade de privatização parcial ou total dos Correios;
  • Destinação prevista dos recursos da operação de crédito.

O empréstimo ainda está em fase de negociações. Segundo informações, o primeiro passo será a aprovação pelo conselho de administração da estatal, que recebeu o plano nesta quarta-feira e deve analisá-lo até a próxima sexta-feira (24).

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.