Pular para o conteúdo
Desafio Liga Jovem: estudantes representam a PB na etapa final da competição que acontece em São Paulo

Desafio Liga Jovem: estudantes representam a PB na etapa final da competição que acontece em São Paulo

Estudantes da Paraíba estão representando o estado, pela primeira vez, na etapa nacional do Desafio Liga Jovem, maior competição de Empreendedorismo do Brasil realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias do Futuro. O evento, que acontece em São Paulo, teve suas atividades iniciadas na terça-feira (26) e segue até a próxima sexta-feira (29) com vários desafios sendo desenvolvidos entre os participantes.

A equipe paraibana, que é denominada de “GaiaComp”, é formada por estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada na cidade de Cuité, na região do curimatáu. Em todo país, mais de 55 mil alunos fizeram inscrição e participaram das etapas de classificação. A conquista para garantir vaga na disputa nacional ocorreu após o grupo vencer as etapas estadual e regional.

Conforme a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, a presença de uma equipe paraibana na etapa nacional demonstra a capacidade dos estudantes em desenvolver suas habilidades empreendedoras e atitudes conectadas com a prática de ideias voltadas à inovação. “A gente observa todos esses movimentos, ao longo do ano, desde que o projeto foi lançado. Os estudantes da equipe participaram de oficinas, de lives, e tudo isso com o olhar focado para o desenvolvimento do protagonismo. Para o nosso estado, essa representação é importante e essa equipe conseguiu vencer muitos desafios, o que já representa uma grande marca diante de mais de 55 mil inscritos no início da competição”, disse.

O projeto

No processo de classificação das etapas, a equipe “GaiaComp” está inscrita no segmento educação profissional e ganhou destaque pelo desenvolvimento de uma composteira tecnológica, na qual são utilizados sensores avançados que vão monitorar temperatura e umidade do material orgânico em decomposição. A ideia surgiu da necessidade de solucionar uma problemática existente na própria comunidade local.

Além de promover a sustentabilidade, a tecnologia apresentada pelos estudantes busca colaborar com uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos, incentivando práticas ambientalmente responsáveis.

Premiação

A premiação reservada às equipes vencedoras da etapa nacional inclui uma viagem internacional com todas as despesas pagas e uma imersão em uma cidade brasileira que tenha projetos de referência em inovação e tecnologia. O processo de julgamento pela banca avaliadora do Desafio Liga Jovem acontece nesta quinta e os resultados serão divulgados na sexta-feira (29).

 

Assessoria


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.