Ditador norte-coreano mostra filha e novos mísseis nucleares em desfile

Ditador norte-coreano mostra filha e novos mísseis nucleares em desfile

Mundo
Joaquim
10 de fevereiro de 2023
168

O ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, e sua segunda filha, Kim Ju-Ae, ocuparam o centro do palco em um enorme desfile militar na capital Pyongyang que mostrou os maiores e mais novos mísseis nucleares na Coreia do Norte na noite de quarta-feira (8).

Essa foi a quinta aparição pública conhecida da filha de Kim, que se acredita ter cerca de 10 anos de idade, alimentando especulações de que ela está sendo preparada como uma futura líder do país. Na terça-feira, Kim Jong-Un havia levado sua filha para visitar as tropas enquanto elogiava o “poder irresistível” de suas forças armadas nucleares.

O desfile marcou o 75º aniversário de fundação do exército da Coreia do Norte.

Arsenal nuclear

  • Desfile exibiu número recorde de mísseis nucleares
  • Foram mostrados cerca de 10 mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês)
  • O destaque ficou para um novo ICBM que usa combustível sólido, o primeiro desse tipo (leia mais abaixo)
  • A Coreia do Norte alega que esses mísseis têm capacidade de alcançar os Estados Unidos
  • Esse número sem precedentes ressalta como Kim continua a expandir suas capacidades militares, apesar dos recursos limitados do país

Kim Ju-Ae

O ditador norte-coreano Kim Jong-Un e sua filha Kim Ju-Ae participam de um banquete militar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 7 de fevereiro de 2023 — Foto: KCNA via Reuters

  • A mídia estatal sinalizou um papel elevado para a filha do ditador norte-coreano
  • Ela foi chamada de respeitada e amada
  • Uma foto mostra Kim Ju-Ae ocupando um assento de honra em um banquete, ladeada por generais e seus pais:

O ditador norte-coreano Kim Jong-Un, sua esposa Ri Sol Ju e sua filha Kim Ju-Ae participam de um banquete com oficiais do exército em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 7 de fevereiro de 2023 — Foto: KCNA via Reuters

Analistas dizem que a decisão de Kim de levar sua filha a grandes eventos militares é enviar uma declaração ao mundo da dinastia de poder da sua família.

“Só podemos especular neste momento”, disse Duyeon Kim, analista de segurança dos Estados Unidos. “Ele parece estar tentando reiterar a importância, o status e a legitimidade de uma descendência direta da linhagem Kim. É muito cedo para assumir que ela será sua herdeira porque o filho sempre sucedeu ao trono na Coreia do Norte.”

Expansão militar

O ditador norte-coreano Kim Jong Un participa de um desfile militar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 8 de fevereiro de 2023 — Foto: KCNA via Reuters

O desfile ocorreu depois que Kim se reuniu com seu alto escalão militar na segunda-feira e ordenou um aumento nos exercícios de combate, enquanto ele continua na corrida provocativa em exibição de armas diante do aprofundamento das tensões com seus vizinhos e os Estados Unidos.

“Desta vez, Kim Jong Un deixou que as crescentes forças táticas e de mísseis de longo alcance da Coreia do Norte falassem por si”, disse Leif-Eric Easley, professor de estudos internacionais da Universidade Ewha Woman, em Seul, capital da Coreia do Sul.

“A mensagem que Pyongyang quer enviar internacionalmente, demonstrando suas capacidades de dissuadir e coagir, provavelmente virá na forma de testes de mísseis de combustível sólido e detonação de um dispositivo nuclear miniaturizado”, disse Easley.

A Agência Central de Notícias da Coreia confirmou que o desfile contou com uma variedade de armas com capacidade nuclear, incluindo armas nucleares táticas visando a Coreia do Sul. A agência descreveu os ICBMs como armas cruciais contra seus inimigos.

Lee Sung-jun, porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, disse durante uma coletiva que a Coreia do Sul e os EUA estão analisando de perto as fotos e relatórios norte-coreanos para avaliar o armamento.

A Coreia do Norte está saindo de um ano recorde em testes de armas. As dezenas de mísseis que disparou em 2022 incluíram potencialmente sistemas com capacidade nuclear projetados para atingir alvos na Coreia do Sul e no continente americano.

A intensificação da atividade de testes foi pontuada por declarações inflamadas e uma nova lei ameaçando ataques nucleares preventivos contra seus vizinhos e os Estados Unidos em uma ampla gama de cenários.

ICBM de combustível sólido

Mísseis são exibidos durante um desfile militar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 8 de fevereiro de 2023 — Foto: KCNA via Reuters

Durante uma grande conferência política em dezembro, Kim pediu um “aumento exponencial” das ogivas nucleares do país e a produção em massa de armas nucleares táticas visando a “inimiga” Coreia do Sul, além do desenvolvimento de ICBMs mais poderosos que poderiam chegar ao continente dos Estados Unidos.

Em dezembro, Kim supervisionou um teste de um motor de combustível sólido de alto empuxo para uma nova arma estratégica, o que os especialistas acreditam que seja o ICBM de combustível sólido.

Todos os ICBMs testados desde 2017 usaram propulsores líquidos. O combustível sólido poderia permitir um tempo de preparação mais curto e mais mobilidade no solo.
Os ICBMs de combustível sólido fazem parte de uma extensa lista de desejos que Kim anunciou em 2021, como um plano de desenvolvimento de armas em cinco anos. O projeto também incluiu armas nucleares táticas, mísseis hipersônicos, submarinos movidos a energia nuclear e satélites espiões.

Mísseis são exibidos durante um desfile militar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 8 de fevereiro de 2023 — Foto: KCNA via Reuters

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.