Doenças do coração causam mais de mil mortes por dia no Brasil

Doenças do coração causam mais de mil mortes por dia no Brasil

Brasil
Joaquim
25 de setembro de 2024
32

Cuidar da saúde do coração é garantir a sobrevivência. O órgão, quase totalmente formado por músculos, pesa em média 300 gramas e bate cerca de 100 mil vezes por dia, mas o menor sinal de problema pode ser fatal. As doenças cardíacas são responsáveis por 30% das mortes no Brasil, 400 mil mortes são registradas por ano, mais de 1,1 mil pessoas por dia. Assista ao vídeo abaixo.

Dentre os problemas que mais causam mortes, estão o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral, o AVC, como afirma a médica cardiologista Ludhmila Hajjar. “Essas duas doenças hoje são responsáveis pelo maior número de mortes por ano no Brasil depois dessas doenças vem o câncer”, afirma.

Tabaco, álcool, consumo de gordura e alimentos industrializados afetam as artérias, aumentando o risco de infartos e AVCs. O cigarro é um dos principais fatores que podem piorar a saúde do coração.

Segundo a médica Carolina Misasi, uma pessoa morre a cada 90 segundos por doenças cardiovasculares. 80% delas, preveníveis. “Por isso há a importância de conscientizar a população com orientações adequadas, informar o que precisa ser feito para a prevenção”, afirma.

Esse cuidado é necessário desde a gestação até a terceira idade. A influenciadora Andreza Chimenes, que compartilha a rotina como mãe de três filhos e da gestação do quarto, comprova que é necessário esse cuidado.

Andreza Chimenes acompanha a saúde do coração dela e do bebê | Reprodução/Band

Atualmente, ela tem hipertensão arterial e fala da importância de fazer um pré-Natal completo. “Eu recomendo para todas as gestantes e futuras mamães que é preciso fazer o pré-Natal certinho, fazer todos os exames, é muito importante”, comenta.

A saúde do coração já deve ser avaliada antes mesmo do nascimento, como explica a ecocardiografista Mariana Zamith. “O primeiro check-up cardíaco tem que ser antes do nascimento você tem que checar se o coração está bem”, afirma. O motivo de tanto cuidado é que o coração é o órgão mais propenso a ter problemas congênitos em relação aos outros órgãos.

Assista:

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.