Em Brasília, João Azevêdo destaca programas educacionais implantados e valorização dos professores

Em Brasília, João Azevêdo destaca programas educacionais implantados e valorização dos professores

Destaque Paraíba
Joaquim
19 de setembro de 2023
39

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (19), em Brasília, do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, ocasião em que destacou as ações do Governo do Estado para fortalecer a educação nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Dentre as ações apresentadas pelo gestor estão os programas Alfabetiza Mais Paraíba, Paraíba Primeira Infância e Avança Mais IDEB, além dos investimentos na infraestrutura escolar e valorização dos professores.

“Nós vemos educação como um sistema integrado, que passa pela primeira infância, pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e chega ao ensino superior. Por isso, temos ações em todos esses níveis, com construção de creches, parcerias com municípios, que muitos deles não tinham esse equipamento, estimulamos os adolescentes na produção de redações, investimos em pesquisa, na qualificação profissional dos nossos jovens, avançamos no IDEB e evento que participamos é fundamental para esse processo porque alfabetizar as crianças até os sete anos de idade é essencial para o aproveitamento pedagógico nos anos seguintes”, frisou o governador João Azevêdo.

Para a Primeira Infância, João Azevêdo ressaltou a construção, com recursos próprios do governo, de creches em 213 municípios do estado, com ações integradas de saúde, esporte, educação, lazer e infraestrutura.

Na educação infantil, o gestor evidenciou o programa Alfabetiza Mais Paraíba que visa alfabetizar as crianças na idade certa e a capacitação de professores das escolas estaduais e municipais.

As ações voltadas para o ensino médio da Paraíba, que possui a segunda proporção de escolas em tempo integral do país, também foram destacadas pelo chefe do Executivo estadual, além do sucesso de programas como o Se Liga no Enem, Desafio Mil, Conexão Mundo e Primeira Chance.

João Azevêdo também pontuou os investimentos em pesquisa, com bolsas para iniciação científica, pós-graduação e pós-doutorado. Por fim, o governador citou os convênios superiores a R$ 500 milhões com os municípios para construção e reforma de escolas e ginásios, construção e reforma de escolas e ginásios estaduais, aquisição de equipamentos e de novos ônibus escolares.

O evento também contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; além de deputados federais, a exemplo de Hugo Motta; prefeitos, dentre eles, Cícero Lucena (João Pessoa) e Ricardo Pereira (Princesa Isabel); e secretários de Educação de diversos estados brasileiros.

Os secretários de estado Roberto Souza (Educação); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); e Adauto Fernandes (Executivo Da Representação Institucional) também estiveram presentes.

Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 – O evento acontece hoje (19) e amanhã (20) com a presença de autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios e tem o objetivo de mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.

A programação do evento engloba diversas palestras, painéis, mesas-redondas, trocas de experiências e aprendizados com pessoas de diversos estados envolvidos com o principal foco de fazer com que as crianças que, hoje estão no 2º ano do Ensino Fundamental, consigam ler e escrever seus futuros.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.