Enchentes no RS deixam ao menos 143 mortos; mais de 600 mil estão fora de casa

Enchentes no RS deixam ao menos 143 mortos; mais de 600 mil estão fora de casa

Brasil Destaque
Joaquim
13 de maio de 2024
28

O número de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 143 neste domingo (12), segundo boletim da Defesa Civil do estado. Há ainda 806 pessoas feridas e 131 seguem desaparecidas após as inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que atingiram o território gaúcho.

O boletim divulgado às 12h informa que 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas consequências das chuvas em 446 dos 497 municípios gaúchos. Os números mostram ainda que 81.285 pessoas estão em abrigos e 538.284 estão desalojadas.

Desde o fim de abril, pelo menos 76 mil pessoas foram resgatadas e um efetivo mobilizado para auxiliar as vítimas é de 27.589, além de 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.

A Defesa Civil também divulgou o balanço de animais resgatados. Segundo o órgão, desde o início das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, cerca de 10.555 foram resgatados.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas não retornem a estes locais. “O solo dessas localidades continua instável, com o terreno alagado e perigo de deslizamentos”, disse a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil.

Alerta de onda de frio no Rio Grande do Sul

Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alertou que uma frente fria muito intensa chegará ao Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (13) e as temperaturas podem chegar a 0°C na quarta-feira (15).

De acordo com a nota emitida pelo órgão, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na próxima segunda-feira (13) uma massa de ar frio e seco vai se instalar na região e as temperaturas não deverão passar de 13°C nas regiões serranas e da campanha gaúcha. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 16°C e 18°C.

A frente fria e a massa de ar seco fazem com que a chuva diminua sobre o estado. Confira a previsão do tempo.

No entanto, as temperaturas podem cair até 10 graus na terça-feira (14) e ainda há riscos de ocorrência de geadas, principalmente na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O InMet alerta que, a partir de quarta-feira (15), as temperaturas no estado podem ficar entre 0°C e 1°C.

Alertas

Com o objetivo de aumentar o nível de prevenção, recomenda-se que as pessoas se cadastrem para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo gaúcho, também é possível efetuar o cadastramento via ‘Whatsapp’, registrando-se pelo telefone (61) 2034-4611 ou no ‘link’. “Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, informou a Secom.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.