Etapa estadual do 13º concurso de Desenho e Redação inscreve até 2 de setembro; veja edital

Etapa estadual do 13º concurso de Desenho e Redação inscreve até 2 de setembro; veja edital

Paraíba
Joaquim
16 de junho de 2024
35

Já estão abertas as inscrições para as etapas estadual e nacional do 13º Concurso de Desenho e Redação, destinado a estudantes dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes pública e privada de ensino. Na Paraíba, a iniciativa é uma parceria do Ministério Público do Estado (MPPB), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Zarinha Centro de Cultura. Este ano, os trabalhos deverão abordar o tema “Cidadania digital: acesso e educação para a democracia”.

edital do concurso foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB da última terça-feira (11/06). A inscrição é gratuita e deve ser feita, até 2 de setembro, pelas escolas, obrigatoriamente de forma eletrônica no endereço https://concursos.cgu.gov.br/. Quem se inscrever na etapa estadual estará automaticamente inscrito no concurso nacional, promovido pela CGU.

Conforme explicaram os coordenadores dos centros de Apoio Operacional em matéria de defesa do patrimônio público e da educação, os promotores de Justiça Carlos Davi Lima e Fábia Cristina Pereira, respectivamente, as escolas também são responsáveis pelo preenchimento adequado de todas as informações solicitadas no ato de inscrição e pelo envio, até o dia 2 de setembro, impreterivelmente, de cada um dos trabalhos selecionados nas categorias “Desenho” (destinada a alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental) e “Redação” (voltada aos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, aos alunos do ensino médio e EJA). Os estudantes concorrerão nas categorias referentes ao respectivo ano escolar, totalizando, portanto, 13 categorias.

Estão impedidos de participar do concurso os membros de comissão julgadora, bem como seus parentes em linha reta, colateral ou afim, até o terceiro grau, em qualquer das suas etapas.

O concurso tem como objetivos despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados à ética, à cidadania e ao controle social, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais; contribuir para o processo de formação da cidadania; reconhecer o trabalho desenvolvido pelos educadores e promover a participação social.

Etapas

A primeira etapa é de responsabilidade das escolas e dos respectivos professores orientadores, que deverão promover, em sala de aula ou plataforma educacional, a realização dos trabalhos de desenho e redação pelos estudantes, e validar, julgar e selecionar apenas um trabalho por categoria, para cada escola.

Após a seleção de cada trabalho por categoria, a escola deverá realizar a inscrição e o envio dos trabalhos selecionados, por meio do sistema eletrônico.

A segunda etapa será realizada pela CGU, por meio de comissão, que julgará os trabalhos selecionados dentre os inscritos e enviados pelas escolas e indicará os vencedores nacionais.

A terceira etapa será organizada pelo MPPB, por meio da instituição de comissões julgadoras, que selecionarão dentre os trabalhos inscritos, de escolas públicas e privadas da Paraíba, o trabalho vencedor em cada uma das 13 categorias, sendo que, nas categorias do concurso nacional que o vencedor for estudante da Paraíba, este será declarado vencedor também da categoria do concurso estadual.

Critérios

De acordo com o edital, os desenhos deverão ser feitos  individualmente pelo estudante em formulário padrão do concurso nacional, na sala de aula ou em plataforma educacional. Também deverá abordar o tema proposto e ser obrigatoriamente autoral, inédito e original. Não há exigência quanto ao gênero artístico na produção dos desenhos e o julgamento observará os critérios de pertinência ao tema e criatividade do trabalho.

Em relação à redação, o concorrente também deverá redigi-la individualmente, manuscrita, no formulário padrão do concurso nacional, no ambiente de sala de aula ou em plataforma educacional. O texto deverá ter, no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, considerando que o título não contará como linha. Também deverá ser obrigatoriamente autoral, inédita e original. Não há exigência quanto ao gênero textual e o julgamento observará os critérios de pertinência ao tema proposto, de criatividade do trabalho, de clareza no desenvolvimento de ideias e de correção ortográfica e gramatical.
O trabalho escolhido em cada categoria deverá ser fotografado ou digitalizado, de modo que esteja legível, visível e que todas as informações do formulário estejam preenchidas. Eles deverão ser enviados, obrigatoriamente, até 2 de setembro, por meio de “upload” no a href=”https://concursos.cgu.gov.br””>”istema eletrônico disponível pela CGU. Não serão recebidos trabalhos por e-mail ou pelos Correios.

Resultado

O resultado do Concurso de Desenho e Redação, na Paraíba, será divulgado até 31 de janeiro de 2025, no site do MPPB. A escola inscrita deverá acompanhar esse canal de comunicação para verificação da publicação do resultado.

As categorias com trabalhos do tipo “Desenho” e tipo “Redação” do 6º ao 8º ano do ensino fundamental terão um vencedor, cada, que receberá o “Certificado de Premiação e Reconhecimento” emitido pelo MPPB e um troféu.

As categorias com trabalhos do tipo “Redação” do 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano do ensino médio, e da EJA também terão, cada uma, um vencedor, que receberão o certificado do MPPB, um troféu e uma bolsa de estudos para o Curso Completo de Português do Zarinha Centro de Cultura, na modalidade à distância.

As premiações do concurso estadual são independentes e distintas da premiação dada aos que forem vencedores também do concurso nacional.

A premiação poderá ocorrer na escola em que haja vencedor, ou em cerimônia específica informada pelo MPPB. Caso não seja possível a realização de cerimônia de entrega da premiação, o MPPB providenciará o envio para as residências dos vencedores.

Fiquem atentos:

# Inscrições e envio dos trabalhos selecionados (a ser feita pelas escolas): até 2/09/24;

# Resultado: até 31/01/25;

# Premiação: poderá ocorrer na escola em que haja vencedor ou em cerimônia específica. Acompanhe tudo pelo site do MPPB.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.