EUA dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, chefe da Al-Qaeda e sucessor de Bin Laden

EUA dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, chefe da Al-Qaeda e sucessor de Bin Laden

Brasil
Joaquim
2 de agosto de 2022
100

Os Estados Unidos fizeram uma operação militar em Cabul, no Afeganistão, no domingo (31), e mataram o líder Ayman al-Zawahiri, um dos fundadores da Al-Qaeda, de acordo com dirigentes do governo americano que pediram para não serem identificados. Não há vítimas civis.

A informação foi publicada por jornais como o “New York Times” e o “Washington Post” e pelas agências de notícias Reuters e Associated Press.

O egípcio al-Zawahiri sucedeu Osama bin Laden em 2011, após a morte do antigo líder por soldados dos EUA no Paquistão. A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) foi a responsável pelo ataque.

Al-Zawahiri era um médico e cirurgião de formação e é apontado como um dos responsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da Al-Qaeda. Ele é tido como o líder e idealizador dos primeiros atentados suicidas e células independentes, que se tornaram uma marca da rede.

O egípcio ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, em que quatro aeronaves civis foram sequestradas.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.