EUA dizem que navios da China estão intimidando frotas filipinas

EUA dizem que navios da China estão intimidando frotas filipinas

Mundo
Joaquim
30 de abril de 2023
82

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou um comunicado relatando uma suposta tentativa de intimidação da guarda costeira da China contra navios filipinos no mar da China Meridional.

Segundo comunicado divulgado pelo órgão, imagens e vídeos publicados em redes sociais mostram suposto assédio das frotas chinesas durante patrulhas de rotina dentro da zona econômica filipina.

O Departamento de Estado condenou o governo chinês pela suposta prática e pediu que Pequim “desista de sua conduta provocativa e insegura”. 

“Os Estados Unidos apoiam nossos aliados filipinos na manutenção da ordem marítima internacional baseada em regras e reafirmam que um ataque armado no Pacífico, que inclui o Mar da China Meridional, às forças armadas filipinas, embarcações públicas ou aeronaves, incluindo as da Costa Guard, invocaria os compromissos de defesa mútua dos EUA sob o Artigo IV do Tratado de Defesa Mútua das Filipinas de 1951”, diz o comunicado.

Em resposta, o ministro da Defesa da China, Tan Kefei, disse que os EUA “não estão em posição de fazer comentários irresponsáveis” sobre o exercício militar do país. Kefei destacou ainda que o país asiático tem soberania “indiscutível” sobre o mar da China Meridional.

Segundo a defesa chinesa, o governo norte-americano estaria fortalecendo sua presença na região e, consequentemente, alimenta a tensão entre os países.

“Os militares chineses continuarão a defender resolutamente a soberania territorial e os direitos e interesses marítimos do país e a manter a paz e a estabilidade no mar da China Meridional”, disse o ministro.

MSN

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.