Ex-prefeito de Cajazeiras é condenado a 11 anos de prisão

Ex-prefeito de Cajazeiras é condenado a 11 anos de prisão

Destaque Paraíba
Joaquim
6 de setembro de 2021
32

O juiz Guilherme Castro Lobo, da 8ª Vara Federal de Sousa, proferiu uma sentença de mérito de ação penal, no âmbito da Operação Andaime, e condenou o ex-prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, à pena de 11 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. Também foi aplicado pena de multa no valor de R$ 10.245,21.

Entre os condenados estão empresários e ex-servidores do setor de licitação da Prefeitura de Cajazeiras: Leonid de Souza Abreu, Afrânio Gondim Júnior, Elmantan Peixoto Do Nascimento, Severino Pereira Da Silva, Luci Fernandes Dutra Pereira, Márcio Braga De Oliveira, Francisco Wanderley Figueirêdo De Sousa, Solange Pereira Da Costa, Maxuell Brian Soares De Lacerda, Eliane Matias Da Silva, João Batista Da Silva e Mário Messias Filho.

De acordo com a sentença, todos os réus condenados deverão ressarcir o erário nos montantes referentes à soma dos valores desviados de acordo com as respectivas responsabilidades das suas condenações e, solidariamente, quando mais de um réu foram condenados pelo mesmo fato em concurso, conforme valores especificados na própria decisão.

Relembre
A Operação Andaime é coordenada pelo Ministério Público Federal e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público estadual, e ocorreu em 2015. A mobilização do Ministério Público da Paraíba, Ministério Público Federal resultou na denúncia de mais de 60 pessoas e mais de 400 crimes identificados.

As investigações apontaram que as fraudes teriam ocorrido em 16 cidades da Paraíba e provocado prejuízos aos cofres públicos. Contratos de cidades como Cajazeiras, Joca Claudino, Uiraúna e Santa Helena foram, à época da deflagração da Operação Andaime, em 2015, investigados. As fraudes foram investigadas também nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.