Pular para o conteúdo
Famtour promovida pelo Sebrae valoriza turismo literário e divulga memórias e bioma do território sertanejo

Famtour promovida pelo Sebrae valoriza turismo literário e divulga memórias e bioma do território sertanejo

Com o propósito de fortalecer o desenvolvimento do turismo no interior paraibano, o Sebrae/PB iniciou, na última quinta-feira (19), a Famtour de divulgação do roteiro “Entre versos, sabores e memórias do sertão” – Vale dos Sertões, com passagens pelas cidades de Pombal, Cajazeirinhas, São Domingos e Condado, na região sertaneja.

A programação, que conta com integrantes de agências de turismo de diferentes cidades e estados do país, busca compartilhar experiências com foco no turismo literário e rural, além de valorizar a memória e a cultura do território. O roteiro inclui ainda visitas em templos religiosos e espaços da gastronomia local, colaborando para o fortalecimento das atividades econômicas.

Em Pombal, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Cordelteca Leandro Gomes de Barros, que reserva uma experiência de conhecimento à literatura, e em seguida, o roteiro se concentrou na apresentação da Academia de Letras da cidade. A recepção do público no local ficou marcada por uma apresentação musical ao som do violino, com a participação de um aluno do projeto PRIMA, desenvolvido pelo Governo da Paraíba.

Nesta sexta-feira (20), a programação teve continuidade em Cajazeirinhas com uma visita na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, local onde aconteceu um momento “Memórias de fé” apresentado por Maria Dezuita. A Famtour também conheceu as “Memórias Vivas de Cajazeirinhas”, com histórias narradas pelo professor Jânio.

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o objetivo da Famtour neste momento é mostrar para o mercado regional os atrativos da rota. “Quem primeiro vivencia essas experiências turísticas são os representantes de agências de turismo qualificadas. Isso ocorre para que exista a comercialização aos turistas. Jornalistas também são convidados, pois faz parte da estratégia para gerar mídia espontânea sobre cada atrativo. É uma ação de entrega do consultor detalhando cada área do território para que outras pessoas possam conhecer depois”, explica.

Sobre o trabalho desempenhado pela instituição, Regina Amorim pontuou que o Sebrae atua na expectativa de inserir os 223 municípios paraibanos no Mapa da Regionalização do Turismo para interligá-los em rotas e roteiros turísticos. “Em oito meses de atuação, o Sebrae já trabalhou em 98 municípios e formatou 30 roteiros de experiências turísticas unindo esses territórios”, complementa.

Na cidade de São Domingos, os atrativos foram a gastronomia regional com uma visita no restaurante Delícias do Sertão, e na sequência, uma passagem no “Oásis dos Cactos” do Cactário Menezes, considerado um dos maiores espaços do país e que está em atividade há quase três décadas. Todo o percurso da Famtour está sendo acompanhado pelo agente de roteiros turísticos, Sidnei Varanis, responsável por formatar os roteiros na região.

Encerrando a programação, o grupo conheceu detalhes da cultura da pesca e memórias no açude Engenheiro Arcoverde, na cidade de Condado.

Fortalecendo o turismo regional

A partir deste sábado (21) a Famtour ganha novos caminhos no interior do estado com o roteiro “Serras de fé, tradição e sabores do sertão” nas cidades de Vista Serrana, Malta e Paulista.

A Famtour realizada pelo Sebrae/PB é uma ação que conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), e das Prefeituras que estão incluídas nos roteiros. O trabalho de estudo e formatação das rotas acontece através da execução do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), liderado pelo Sebrae com a missão de fomentar o turismo criativo no Brasil e valorizar as atividades econômicas, a partir de ações estratégicas com foco na geração do emprego e da renda.

 

Assessoria


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.