Pular para o conteúdo
FIEPB recebe ministro das Comunicações para discutir demandas da indústria paraibana

FIEPB recebe ministro das Comunicações para discutir demandas da indústria paraibana

presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste ForteCassiano Pereira, recebeu nesta sexta-feira (9), em João Pessoa, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. O encontro marcou o início da agenda institucional de 2026 e debateu demandas estratégicas da indústria paraibana.

Durante a reunião, Cassiano Pereira apresentou pautas prioritárias do setor industrial e defendeu o fortalecimento do diálogo com o Governo Federal. Segundo ele, o objetivo é formalizar parcerias entre o Ministério das Comunicações e o sistema FIEPB, SESI, SENAI e IEL.

“Queremos dialogar para viabilizar parcerias que fortaleçam a indústria paraibana e ampliem oportunidades para o estado”, afirmou o presidente da FIEPB.

Por sua vez, o ministro Frederico de Siqueira Filho destacou investimentos em infraestrutura de comunicação, com impacto direto na economia. Entre os anúncios, está a implantação complementar da cobertura móvel na BR-230.

“Essa medida vai beneficiar a logística, aumentar a produtividade e melhorar a segurança. Comunicação é essencial para o desenvolvimento”, ressaltou o ministro.

Além disso, Frederico afirmou que o ministério pretende ampliar a inclusão digital, por meio de capacitação profissional, cursos de formação e parcerias estratégicas com entidades industriais da Paraíba.

O ministro também confirmou que visitará, nas próximas semanas, o escritório da Associação Nordeste Forte, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O encontro reunirá os nove presidentes das federações industriais do Nordeste.

Durante a agenda, Cassiano Pereira entregou ao ministro um documento solicitando a inclusão da Paraíba como zona de interesse da Política Nacional de Cabos Submarinos. A proposta destaca o ecossistema tecnológico, o parque industrial estruturado e a disponibilidade de energia renovável no estado.

Segundo a FIEPB, esses fatores tornam a Paraíba atrativa para a instalação de data centers e empresas de serviços digitais, impulsionando o desenvolvimento regional.

A reunião contou ainda com a participação de presidentes de sindicatos ligados à FIEPB, que apresentaram demandas específicas de seus segmentos industriais ao ministro.

Estiveram presentes os presidentes Eduardo Ribeiro Coutinho (SINDAÇÚCAR/PB)Romualdo Farias (SINDIPAN/PB)Múcio Fernandes (SINDBEBIDAS/PB)Edmundo Barbosa (SINDÁLCOOL/PB)Sebastião Severo Acioly (SINDICALÇADOS/PB)Guilherme Estrela (SINDSEG/PB)Francisco Xavier (SINDICER/PB)Marcone Rocha (SINDGRÁFICA/PB) e Magno Rossi (SINDTÊXTIL/PB).


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.