Governo do Estado instala Posto Médico de Pronto Atendimento para São João no Parque do Povo

Governo do Estado instala Posto Médico de Pronto Atendimento para São João no Parque do Povo

Paraíba
Joaquim
30 de maio de 2024
33

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, nessa quarta-feira (29), o Posto Médico de Pronto Atendimento, que vai funcionar no Parque do Povo, em Campina Grande, durante a realização do Maior São João do Mundo. A festa tem duração de 33 dias, encerrando em 30 de junho.

Este é o segundo ano consecutivo que a Saúde disponibiliza a unidade para os forrozeiros que aproveitam a festa no local. O equipamento oferece socorro médico imediato para atendimentos de baixa e média complexidade, no próprio espaço, que conta com uma estrutura semelhante a um hospital, portando equipamentos como carrinho de parada, ventilador de transporte, desfibrilador automático externo, aparelho de eletrocardiograma, e ainda um posto de enfermagem abastecido com medicamentos, 20 pontos de atendimento e um leito de estabilização.

Para casos de alterações cardíacas ou problemas mais graves, o atendimento será iniciado no posto médico e direcionado para o atendimento especializado na unidade de referência mais próxima. O transporte do paciente fica a cargo da ambulância de suporte avançado do programa Coração Paraibano. O posto ainda conta com uma segunda ambulância e uma aeronave UTI também estará disponível para a transferência de pacientes em casos de maior agravo.

A equipe de saúde que vai realizar os atendimentos é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutor socorrista e profissional administrativo do Hospital de Trauma de Campina Grande e Hospital de Clínicas. O serviço ainda vai contar com a distribuição de preservativos masculinos e femininos. O horário de funcionamento da unidade segue o mesmo do Parque do Povo, iniciando sempre às 18:30h e encerrando 0h, nas segundas e terças-feiras. Já nas quartas e quintas-feiras, o limite é às 2h, e nas sextas, sábados e domingos, até 3h.

O secretário da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, conta que a proposta do equipamento é evitar a superlotação nos hospitais com suporte que pode ser oferecido no local da festa.

“Com essa estrutura aqui, a Secretaria de Estado da Saúde, mais uma vez com a presença do Governo da Paraíba, num dos maiores eventos do país, garante que a nossa rede hospitalar não fique sobrecarregada, indo para os hospitais somente aquelas ocorrências de maior complexidade, e todo atendimento de média e baixa complexidade é realizado aqui mesmo, onde esses usuários são atendidos e liberados para casa”, pontua o secretário.

A estrutura de Posto Médico de Pronto Atendimento do Governo do Estado também estará presente nas festas juninas de Bananeiras, Patos, Monteiro, Santa Luzia, e em Cabaceiras, na Festa do Bode Rei.

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.