Governo Lula prepara pacote para baratear custo da energia no Brasil

Governo Lula prepara pacote para baratear custo da energia no Brasil

Brasil
Joaquim
2 de abril de 2024
24

O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (1º) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para discutir um dos principais pontos do texto da medida provisória (MP) que pretende baratear o custo da energia em todo o país, que será enviada em breve ao Congresso.

A medida quer antecipar o recebimento pelo governo de R$ 25 bilhões da Eletrobras, devidos pela empresa após a privatização. O montante vai viabilizar a queda na tarifa de energia a curto prazo.

A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgada em janeiro, era de uma alta média de 5,6% das tarifas em 2024. Com a intervenção do governo, os reajustes devem ficar perto de 2%.

Alexandre Silveira afirmou que o encontro foi produtivo e disse que existem várias propostas “na mesa” para diminuir o custo da energia, destacando a utilização de petróleo para reduzir o impacto de tarifas, e até mesmo a possibilidade de avaliar se os recursos devem ou não estar dentro do teto de gastos.

A reunião também discutiu os prazos para a entrada de linhas de transmissão compatíveis com os prazos de novas usinas de energia renováveis (eólica e solar). “Não havia licitação das linhas de transmissão. É como esse processo foi concluído agora, você consegue abrir. Para ver se há manifestação de interesse”, comentou o ministro Fernando Haddad, de acordo com a CNN Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasil 247

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.