Governo mantém cautela e propõe déficit zero para 2025

Governo mantém cautela e propõe déficit zero para 2025

Brasil
Joaquim
15 de abril de 2024
28

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), enviado ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (15/4), vai propor uma meta fiscal com déficit zero para 2025, indo contra a previsão do ano passado, que estimava um superávit de 0,5%.

A proposta para o próximo ano representa uma certa cautela do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, anteriormente, tinha prometido buscar um superávit de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2025. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

O número oficial será apresentado nesta segunda, no PLDO para o ano que vem. Contudo, o valor apresentado pela Folha mostra uma possibilidade de novo déficit em 2025 devido à margem de tolerância de 0,25% do PIB para mais ou para menos.

O superávit de 0,5%, defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, depende de medidas de arrecadação. Em contrapartida, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse acreditar que o governo dificilmente atingirá a meta e tencionará para um número menor.

O cenário é o seguinte: a dupla de ministros sofre pressão do presidente Lula, que deseja elevar os gastos públicos para melhorar a popularidade, concomitantemente à realidade da inflação e queda da economia.

Salário mínimo para 2025

O PLDO prevê salário mínimo de R$ 1.502 para 2025, representando aumento de 6,37% a mais do que o piso de 2024, de R$ 1.412. A quantia segue a nova fórmula estabelecida pela política permanente de valorização do mínimo do terceiro mandato de Lula.

 

 

Metropoles

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.