Governo realiza aula inaugural dos cursos de Licenciatura para profissionais de educação

Governo realiza aula inaugural dos cursos de Licenciatura para profissionais de educação

Paraíba
Joaquim
17 de abril de 2023
85

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou nesse fim de semana aula inaugural dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, História, Filosofia e Letras Português/Espanhol, na modalidade a distância. A aula magna aconteceu no Auditório de Psicologia, no Campus de Bodocongó, com transmissão pelo canal Rede UEPB no YouTube.

Os cursos, que têm duração de quatro anos, fazem parte do Programa de Formação de Profissionais da Educação, contemplando 1.500 profissionais da Rede Estadual e Municipal de todas as regionais de ensino da Paraíba. Servirão como polos de apoio presencial os municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Livramento, Picuí, Monteiro, Pombal, Itaporanga, Piancó, São Bento e Itabaiana.

Participaram da aula magna o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; e a pró-reitora de Ensino Médio, Técnico em Educação a Distância, Vaneide Lima. O convênio assinado entre as entidades conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

As aulas serão ministradas aos sábados, durante o período da manhã de forma síncrona (acontecem em tempo real), com atividades assíncronas (acontecem sem a necessidade de uma interação em tempo real.), que serão distribuídas durante a semana, conforme calendário elaborado pelas Coordenações dos cursos.

O secretário da Secties, Claudio Furtado, deu boas-vindas aos novos estudantes da UEPB e destacou a importância do Programa de Formação para Profissionais de Educação. “Essa é uma meta do nosso governador João Azevêdo, que sempre faz investimento na formação de professores. Isso é muito importante porque atende todos os profissionais, professores da rede pública estadual e municipal, assim como técnicos-administrativos que queiram cursar uma dessas licenciaturas de modo em EAD. Isso vai impactar positivamente o nosso estado. São 1.500 vagas nas áreas de Letras Português/Espanhol, Pedagogia, História e Filosofia. Sejam todos bem-vindos e vamos em frente fazer cada vez mais um estado com profissionais bem formados”, falou.

A reitora da UEPB, Celia Regina Diniz, comemora mais uma ação do Governo junto à universidade para formação de professores. “É um momento muito gratificante, a gente iniciar esses cursos feitos pela Universidade Estadual da Paraíba, que é uma universidade que tem um potencial muito grande na formação do professor, e a minha felicidade é de ver a educação chegar a profissionais que ainda não têm uma formação adequada ou específica na área em que está lecionando ou que quer fazer uma segunda graduação. Então é um momento importante não só para UEPB como para o estado da Paraíba na formação desses que irão compartilhar saberes”, disse.

“Quando a gente investe em educação, a gente investe nas pessoas, porque educar é formar, faz parte do desenvolvimento completo da pessoa humana, e é o caminho que leva as pessoas numa perspectiva. Eu acredito que essa parceria do Governo do Estado e UEPB para atender o público de professores em EAD, possibilita também a formação humana para além das estruturas físicas. Utilizarmos as novas tecnologias, com os ambientes virtuais, com a internet, é fundamental para que possamos compartilhar conhecimento com colegas que estão no interior do estado”, ressalta o professor de Filosofia da UEPB, Otacílio Gomes.

Suellen Maria da Costa trabalha como cuidadora na Creche Municipal Irenita Batista da Silva, no município de Massaranduba. “Essa iniciativa é excelente, pois não preciso deixar de trabalhar para estudar e melhor ainda enquanto profissional do município, ter ampliar meus conhecimentos e contribuir com aprendizado em minha região. Tinha vontade de fazer uma graduação totalmente diferente, quando comecei a trabalhar na área da educação, me apaixonei pela pedagogia e descobri que era a carreira que gostaria de seguir, graças a Deus surgiu essa oportunidade”.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.