Governo reforça combate à cochonilha do carmim em Casserengue

Governo reforça combate à cochonilha do carmim em Casserengue

Paraíba
Joaquim
24 de janeiro de 2021
30

Com o objetivo de evitar prejuízo aos criadores, a presença da cochonilha do carmim em plantações de palma, no município de Casserengue, região do Curimataú, vem sendo combatida pelo Governo do Estado. A ação é executada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, na tentativa de evitar a propagação para outras áreas e prejudicar a alimentação do rebanho.

A presença da praga foi descoberta no dia 10 deste mês, no sítio Pedra D’Água. Tão logo foram avisados pelo produtor rural Pedro Alexandre da Silva de que em sua propriedade havia um hectare de palma forrageira infestado pela cochonilha, os técnicos da Empaer de Casserengue estiveram no local. Foi feita a inspeção imediatamente, as recomendações foram repassadas ao criador e serão acompanhadas para observar o andamento dos trabalhos de eliminação da praga.

O extensionista José Victor Cordeiro informou que também foi encontrada a presença da cochonilha em outros lugares: sítio Salgado, Cabeçudo, assentamento Poço Verde, sítio Jaguaré. Lugares que também estão sendo monitorados.

O produtor Pedro Alexandre cria bovinos e caprinos e tem a palma forrageira como principal suporte de ração para seu rebanho. As recomendações para os produtores foram o corte, erradicação das plantas afetadas e substituição, com a implantação de áreas coletivas com variedades resistentes. Ficou acertado que este trabalho será executado em parceria com a prefeitura municipal, com a distribuição das raquetes com os produtores que tiveram suas áreas atingidas.

 

Secom-PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.