Hamas liberta 4 militares israelenses em acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza
O grupo terrorista Hamas libertou neste sábado (25), por volta das 6h, pelo horário de Brasília, quatro reféns israelenses como parte acordo de cessar-fogo de Gaza, informou a agência de notícias Reuters.
Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag deixaram o território palestino em veículos da Cruz Vermelha.
As quatro militares israelenses foram levadas até um palco na Cidade de Gaza, no meio de uma multidão de palestinos e cercadas por dezenas de homens armados do Hamas. Elas acenaram e sorriram antes de serem levadas para os veículos da Cruz Vermelha. Minutos depois, autoridades israelenses informaram já estar com elas.
A libertação da segunda leva de reféns do grupo terrorista foi anunciada pelo grupo Hamas na segunda-feira (20), confirmando a previsão feita no domingo (19) pelo porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari.
Ariev, Gilboa, Levy e Albag foram capturadas na base militar de Nahal Oz, que foi invadida por homens armados do Hamas nos ataques a Israel de 22 de outubro de 2023. Na ocasião, cerca de 1.200 pessoas foram mortas e aproximadamente 250 feitas reféns.
Ainda neste sábado, Israel, em troca, deverá entregar até 200 presos palestinos. Os primeiros 70 prisioneiros já foram soltos.
O acordo entre as duas partes prevê entre 30 e 50 presos libertados para cada refém devolvido e a interrupção dos bombardeios e incursões militares na Faixa de Gaza.
Nos primeiros 42 dias de acordo de cessar-fogo, a previsão é que três a quatro reféns mantidos em Gaza sejam soltos a cada semana.
Portal Paraíba