Hospital Santa Isabel passa a oferecer a usuários da rede municipal novo exame pioneiro no SUS

Hospital Santa Isabel passa a oferecer a usuários da rede municipal novo exame pioneiro no SUS

Paraíba
Joaquim
30 de abril de 2023
65

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, deu início as atividades do novo Centro de Fisiologia Anorretal e passa a oferecer um novo serviço, pioneiro no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba, que é a realização do exame de Manometria Anorretal Computadorizada.

O Centro de Fisiologia Anorretal é uma iniciativa do Serviço de Coloproctologia do Hospital Santa Isabel e será coordenado pela médica coloproctologista Martina Pimenta, que realizará os exames auxiliada pela enfermeira Andréia Carla Almeida.

A instalação do centro de realização de exame especializado atende uma antiga necessidade dos usuários do SUS de terem ferramentas apropriadas para o diagnóstico de frequentes doenças funcionais, como a Constipação Intestinal e a Incontinência Fecal.

O primeiro exame especializado de Manometria Anorretal Computadorizada foi realizado esta semana, com a participação da médica coloproctologista Shirlane Frutuoso, que coordena a Residência Médica do Serviço de Proctologia do Hospital Santa Isabel.

“O exame de Manometria Anorretal Computadorizada também contribui sobremaneira ampliando a segurança, direcionando as escolhas terapêuticas e prevendo resultados cirúrgicos de diversas doenças anorretais como Fissuras Anais, Fístulas Anais e Reconstrução de Trânsito Intestinal, entre outros”, disse Shirlane Frutuoso.

Segundo a médica, o exame é simples, dura em média 10 minutos e é feito sem anestesia, onde um cateter é introduzido via retal no ânus e ele faz um registro da atividade muscular e nervosa da região anorretal.

Terão acesso ao serviço os usuários da rede municipal de saúde encaminhados pela regulação, após passarem pelas unidades de saúde da família (USFs).

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.