Incêndio atinge prédio em construção no Recife

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

Brasil
Joaquim
29 de março de 2024
25

Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram grandes chamas no topo do edifício Botanik, da construtora Carrilho, que informou que não houve vítimas.

O imóvel tem 28 andares e fica localizado na esquina entre as ruas Padre Anchieta e Rua Real da Torre, no número 1130 (veja vídeo abaixo). Em um dos vídeos, gravado por uma moradora de um edifício vizinho, é possível ver destroços caindo do topo do prédio em direção a rua e aos imóveis ao redor.

O imóvel tem 28 andares e fica localizado na esquina entre as ruas Padre Anchieta e Rua Real da Torre, no número 1130 (veja vídeo abaixo). Em um dos vídeos, gravado por uma moradora de um edifício vizinho, é possível ver destroços caindo do topo do prédio em direção a rua e aos imóveis ao redor.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 20h05 desta quinta-feira (28). Também disse que enviou, inicialmente, quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio, uma plataforma e uma de comando operacional.

A equipe de reportagem da TV Globo foi ao local do incêndio e constatou que, ao menos, sete andares da construção foram atingidos pelo fogo. O Corpo de Bombeiros encontrou dificuldades para apagar as chamas, que se concentraram no topo do prédio.

Sobre o fornecimento de energia elétrica nas proximidades do local do incêndio, a Neoenergia Pernambuco informou, em nota, que:

  • A rede elétrica nas imediações do prédio em construção foi desligada preventivamente “por questão de segurança”;
  • Equipes da distribuidora foram até o local para auxiliar os trabalhos do Corpo de Bombeiros;
  • A energia elétrica na área será imediatamente restabelecida “assim que houver condições seguras para a população”.

Por volta das 21h30, começou a chover na capital pernambucana, e a água da chuva ajudou a diminuir a intensidade das chamas no prédio. Um caminhão da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi até o local do incêndio e levou água para ajudar os bombeiros a apagar o fogo no edifício. Por volta das 23h30, os militares faziam o rescaldo após controlar as chamas.

Em entrevista para a GloboNews, o especialista em gerenciamento de riscos Gerardo Portela comentou que:

  • Apesar de a chuva ajudar a diminuir o fogo, rajadas mais fortes de vento podem retomar as chamas no prédio;
  • Como ainda está em construção, o edifício não tem sistema de combate a incêndio;
  • Nos andares mais altos do imóvel, são usadas estruturas de madeira e cola altamente inflamáveis para montar os blocos da estrutura;
  • Outros focos de incêndio podem se formar com os destroços em chamas que começaram a cair e podem atingir vegetação ou outras residências no solo;
  • Ainda que aparentemente as chamas estejam controladas, o incêndio só é finalizado após o resfriamento total da estrutura.

O que diz a construtora

Em nota, a Construtora Carrilho afirmou que:

  • Não houve registro de vítimas;
  • O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros;
  • Está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do incidente;
  • Tem mais de 50 anos de atuação na área da construção civil;
  • O empreendimento tem seguro e nenhum cliente da empresa será prejudicado;
  • Durante o final de semana, visitas técnicas serão realizadas na obra para uma melhor avaliação da situação.

Respostas do governo e da prefeitura

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), postou uma mensagem na rede social Threads sobre o incêndio: “Acompanhando junto às forças de segurança pública a situação do prédio em construção que está em chamas, no bairro da Torre, no Recife. O Corpo de Bombeiros está atuando no local e cuidando para que todas as pessoas que moram na área fiquem seguras”.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que acompanha a situação do incêndio na sede da prefeitura junto com os coordenadores das equipes que atuam no local.

“Acionei o nosso o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os efeitos causados por um incêndio em um prédio em construção na Torre. Nossas equipes, incluindo a Defesa Civil, atuam dando suporte aos Bombeiros para bloquear o acesso às ruas e áreas próximas do local”, afirmou o prefeito.

Em nota, a prefeitura do Recife informou que:

  • Equipes da Defesa Civil, da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), da Guarda Municipal, de Controle Urbano e do Samu foram atuar ao lado do Corpo de Bombeiros “para bloquear o acesso às ruas e outras áreas próximas do local e prestar ajuda à população”;
  • A Defesa Civil vai vistoriar o edifício e verificar as condições estruturais;
  • “Para garantir a segurança e integridade de moradores, pedestres e motoristas, a CTTU está desviando o trânsito nos cruzamentos das ruas Real da Torre com a Conde de Irajá e da Rua Marques de Maricá com a Praça da Torre”.

Confira também

 

Por g1 Pernambuco

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.