INSS atualiza regras da aposentadoria em 2024 e modifica normas para idade mínima

INSS atualiza regras da aposentadoria em 2024 e modifica normas para idade mínima

Brasil Destaque
Joaquim
28 de maio de 2024
42

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizou alterações significativas nas regras da aposentadoria em 2024, com o objetivo de proporcionar uma maior segurança financeira para as pessoas que estão prestes a se aposentar.

Uma das alterações mais relevantes diz respeito aos critérios para a aposentadoria por tempo de contribuição. Agora, mulheres que tenham contribuído por pelo menos 30 anos e homens com 35 anos de contribuição podem solicitar a aposentadoria sem a exigência de uma idade mínima. Essa mudança é particularmente vantajosa para aqueles que iniciaram suas carreiras profissionais muito cedo.

Nova regra da aposentadoria

Substituindo o Fator Previdenciário, a Fórmula 86/96 é mais uma alteração importante. Esta nova fórmula calcula a pontuação somando a idade do beneficiário com o tempo de contribuição, exigindo que as mulheres alcancem 86 pontos e os homens 96 pontos para se qualificarem para a aposentadoria.

Todas essas mudanças têm como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário, ao mesmo tempo em que garantem proteção e segurança financeira aos futuros beneficiários.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.

Tipos de aposentadoria do INSS

A aposentadoria do INSS pode ser concedida de diversas formas, como:

Aposentadoria por tempo de contribuição;
Aposentadoria por tempo de contribuição dos professores;
Aposentadoria por idade urbana;
Aposentadoria por idade rural;
Aposentadoria especial;
Aposentadoria por invalidez;
Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade;
Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição.

 

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2024/05/27/inss-atualiza-regras-da-aposentadoria-em-2024-e-modifica-normas-para-idade-minima/

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.